Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » Word x Excel: onde fazer uma planilha de orçamento?

Word x Excel: onde fazer uma planilha de orçamento?

Olá, leitores!

A planilha de orçamento é muito importante para organizar o orçamento familiar. Mas onde criar essa planilha e como fazer? Existem algumas alternativas para criar uma boa planilha de orçamento.

Para começar você pode escolher uma planilha pronta, existem várias na internet, também há alguns sites preparados para você fazer seu orçamento familiar ou qualquer outro tipo de orçamento. Se você busca algo mais personalizado a dica é Fazer sua própria planilha e coloque nela tudo o que você precisa. Muitas vezes uma planilha que você encontra pronta não vai ter tudo o que precisa e, provavelmente, vai ter muita coisa que você não vai precisar usar.

Vamos falar de duas opções bem simples de planilha, a primeira é uma planilha feita no Word, e a segunda é uma planilha feita no Excel. Esses dois programas têm vantagens e você deve escolher a que mais se encaixa no seu perfil.

Planilha feita no Word

O Word é um programa muito simples de usar, ele é muito utilizado na criação de textos, mas você pode fazer muito mais com ele, inclusive uma planilha. Muitas pessoas optam pelo Excel e se esquecem que o Word também é uma ferramenta interessante. O melhor do Word é que a sua simplicidade, qualquer pessoa consegue usar o programa, afinal é o programa do pacote Office mais usado e o que as pessoas aprendem a usar primeiro.

Como é um programa simples de usar, a planilha no Word também vai ser mais simples, pois é fácil de mexer, mas você vai precisar fazer toda a tabela. A vantagem do Word é a sua simplicidade, qualquer pessoa vai poder atualizar e modificar sem precisar de experiência.

Mas também existem os poréns, o Word é muito simples e, por isso, ele não vai fazer as contas que você precisa sozinho, você vai precisar de uma calculadora o tempo todo. Você também não vai conseguir fazer uma planilha muito grande, porque ela vai ocupar o tamanho exato da folha. O Word também não é especializado em planilhas e por isso não vai ter todos os recursos necessários para isso.

Mesmo assim é um bom programa e, se você precisa de algo bem simples, ele vai ser útil para o que precisar.

grafico-e-planilha

Planilha feita no Excel

O Excel já é um programa criado exatamente para fazer planilhas, lá você pode colocar uma planilha de orçamento, mas pode fazer qualquer outro tipo de planilha. Se o que você precisa é fazer uma com as tarefas dos empregados, o Excel é perfeito para isso. O programa tem todos os recursos que você precisa para criar uma boa planilha de orçamento, pois ela vai ficar bem completa e pode ser do tamanho que você quiser, pois não tem divisão de páginas. Caso queira imprimir a planilha você precisa tomar cuidado para ver se o desenho das páginas vai sair certo e sua planilha não vai ficar deformada.

O programa tem muitas vantagens e uma boa estrutura, foi preparado especialmente para criar planilhas e, por isso, é bem completo, mas ele também tem desvantagens. O Excel é um programa bem mais complicado de usar, é preciso estudar um pouco para aprender a usar todos os recursos e aproveitar o máximo que ele oferece.

Para escolher onde vai fazer uma planilha de orçamento o ideal é optar pelo que você mais tem facilidade e também pelo que precisa. Se a planilha de orçamento que vai fazer é mais simples você pode optar pelo Word que é mais fácil de usar. Se a planilha de orçamento é mais elaborada o ideal é usar o Excel, mas se não sabe usar esse programa e tirar o melhor dele, indicamos fazer um curso rápido, existem muitos cursos na internet gratuitos para aprender a usar o Excel.

Se você tem mais alguma dúvida não deixe de comentar. Fazer uma planilha de orçamento é simples e, quando é você quem faz, é possível personalizar para ter tudo o que precisa. Compartilhe também com outras pessoas, elas precisam saber que é possível fazer uma planilha no Word ou no Excel e escolher a melhor opção para cada um.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo