Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Volta às aulas: tudo o que você precisa saber

Volta às aulas: tudo o que você precisa saber

Olá, leitor!

Depois de quase 2 meses, as férias estão chegando ao fim. As viagens, os passeios e as atividades de lazer ajudaram a recarregar as energias e agora é tempo de fazer os preparativos para que a volta às aulas seja prazerosa e tranquila. Assim, montamos um guia com tudo que você precisa saber para retomar os estudos da melhor forma possível. Confira!

Guia para a volta às aulas

Durante esses meses, aproveitamos para descansar e nos divertir. Contudo, nessas semanas finais, é importante lembrarmos que há diversas coisas que devem ser feitas antes de regressarmos à sala de aula. Por isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis nesse momento. Veja abaixo:

Prepare seu material escolar

Volta às aulas: material

Fonte: Reprodução

Os últimos dias de férias são ideais para arrumar seu material, não só comprando novos itens, mas também organizando os antigos. Veja suas pastas, fichários, cadernos, agendas e estojos, separando o que você deseja guardar e aquilo de que irá se desfazer.

Em seguida, pense nos objetos dos quais você precisará nesse ano letivo. Faça uma pesquisa para saber quais lojas têm os preços mais acessíveis e compre os itens que forem necessários.

Se você for retirar algum material no próprio colégio, como apostilas e diários de classe, ou se a escola tiver parcerias com papelarias ou editoras e as vendas ocorrerem no local de estudos, esteja atento às datas em que esses procedimentos podem ser realizados.

Verifique as informações

Algo muito importante de ser feito antes do início do período letivo é verificar sua turma, sua sala e seu horário de aulas. Fale com seus amigos para saber se todos continuam na mesma turma e, no primeiro dia, se encontre com eles para seguirem juntos para a nova sala.

Também veja quais disciplinas você terá nesse ano e se já conhece os professores que as ensinarão. Se irá começar em uma escola nova, informe-se sobre a grade curricular, os docentes e o sistema de avaliação.

Se possível, converse com pessoas que já estudam lá, para saber sobre suas experiências, e, no primeiro dia, saia mais cedo de casa, pois você pode ter dificuldade para chegar até a escola e se localizar dentro do colégio.

O mesmo vale para os professores. Antes das aulas começarem, confira seus horários e as turmas para as quais lecionará. Feito isso, consulte os materiais didáticos e pense nas atividades mais adequadas para cada sala e cada conteúdo.

Não se assuste com as mudanças

Mudar de escola ou de fase pode ser complicado. Tanto os alunos que iniciarão em um novo colégio quando aqueles que irão do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II ou deste para o Ensino Médio podem se sentir desnorteados, já que precisarão absorver muitas informações em pouco tempo.

Contudo, manter a calma é parte essencial do processo. Algumas escolas promovem atividades de integração entre os estudantes novos e os antigos, o que é uma chance de fazer novas amizades e se familiarizar com o ambiente.

Quanto às transições entre as fases, ter segurança e organização são passos fundamentais para obter um bom desempenho. Conversar com os amigos e os familiares sobre essas mudanças também costuma ajudar.

Lembre-se de que, em ambos os casos, você pode procurar suporte no setor de orientação pedagógica do colégio. Os professores e orientadores estarão prontos para te auxiliar no que for necessário.

Crie objetivos

O início de um novo ano é uma oportunidade para definir metas. Por isso, utilize o final das férias para refletir sobre o que e como você pode melhorar. Por exemplo, veja o horário de aulas e pense em quais disciplinas você acredita que terá mais dificuldade.

Em seguida, levante possibilidades para resolver esse problema. Ações como organizar um grupo de estudos com os amigos e falar periodicamente com o professor para tirar as dúvidas costumam ser boas opções.

Mas esses objetivos não precisam ficar restritos ao âmbito acadêmico. Se você é mais tímido, por exemplo, e não interage muito com os colegas, conversar com os alunos novos e mostrar as instalações da escola para eles pode ser um jeito de aprimorar suas habilidades interpessoais.

Isso também se aplica aos professores. Temas como aulas interativas, maior participação dos estudantes no processo de aprendizagem e uma relação mais próxima com os alunos são algumas alternativas para o plano de metas dos docentes.

Prepare-se para os exames

Se você pretende prestar exames e vestibulares nesse ano, é importante já começar a se organizar. No caso dos vestibulandos, aproveite para definir a carreira que você deseja seguir e pesquisar sobre as faculdades mais reconhecidas nessa área.

Também dê uma revisada nos conteúdos que você aprendeu nos anos anteriores e verifique em quais assuntos tem mais dificuldade. Feito isso, monte um planejamento para quando regressar às aulas, com dias e horários para estudar cada tópico. Outro ponto importante é estar atento às datas, consultando os sites das universidades e os editais dos exames periodicamente.

Além disso, é importante que os professores tragam atividades voltadas para os vestibulares, como aulas de revisão, plantões de dúvidas e resoluções de provas anteriores, e estejam prontos para oferecer aos estudantes o apoio necessário para lidar com a pressão que este tipo de exame costuma gerar.

O que você achou desse guia com dicas para a volta às aulas? Lembre-se de utilizar o final das férias para se preparar para o retorno, mas não deixe de descansar e se divertir, já que isso também é fundamental para ter um bom ano letivo.

Ficou com dúvidas ou gostaria de compartilhar alguma coisa? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo