Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Volta às aulas: o que não pode faltar no primeiro dia de aula?

Volta às aulas: o que não pode faltar no primeiro dia de aula?

Olá, leitor!

Depois de 2 meses de descanso, as férias estão chegando ao fim e a volta às aulas, cada vez mais perto. É essencial que o retorno seja prazeroso e divertido, estimulando o gosto pelo aprendizado. Por isso, no artigo de hoje vamos trazer algumas dicas para ter um primeiro dia de aula inesquecível. Acompanhe!

O que não pode faltar no primeiro dia de aula?

Volta às aulas: o que não pode faltar no primeiro dia

Fonte: Reprodução

O primeiro dia é o momento para rever os amigos, conhecer novas pessoas e voltar aos estudos. É importante que essa data não seja adiada, pois é no início das aulas que os laços entre alunos, professores e matérias são reforçados.

Atrasar o regresso à escola pode demandar um esforço maior para retomar a rotina de tarefas e gerar um sentimento de exclusão em relação aos colegas. Contudo, o retorno não precisa ser doloroso. Para te ajudar, confira abaixo uma lista com o que não pode faltar no primeiro dia.

Material organizado

Antes do final das férias, comece a organizar seu material escolar, arrumando os itens antigos e comprando novos. Separe os cadernos, pastas, agendas e estojos que você usou nos anos anteriores, vendo o que pode ser guardado e o que será descartado. É interessante procurar algumas instituições para as quais você possa doar aquilo que não irá utilizar mais.

Feito isso, pesquise lojas que tenham preços acessíveis e compre os objetos de que precisará nesse ano. O mesmo vale para o uniforme. Prove as peças de roupa e, se for necessário, adquira novas vestimentas.

Na véspera da volta às aulas, arrume sua mochila, colocando tudo que você considera importante para regressar à escola. Não se esqueça de verificar a grade de horários e incluir os materiais específicos das disciplinas que você terá no dia seguinte. Também escolha a roupa e os acessórios, como relógio e óculos, por exemplo.

Disposição

É preciso estar bem disposto para retornar. Por isso, nos últimos dias de férias, procure se deitar em horários parecidos com aqueles que você segue durante o período letivo. Na noite anterior, durma pelo menos 8 horas; se você sentir dificuldade para pegar no sono, ouça uma música relaxante ou leia um livro.

Calcule a hora de acordar considerando o tempo que você precisa para tomar café da manhã, se preparar para sair e chegar no colégio. Não deixe de comer; o desjejum é a principal refeição do dia, por isso, mesmo se você não estiver com fome, beba um copo de leite ou tome um iogurte. Também faça um lanche para comer no intervalo ou leve algum dinheiro para comprar na cantina.

Conversar com os amigos

Antes das aulas começarem, verifique sua sala e turma. Fale com seus amigos para saber se continuam todos juntos e, no primeiro dia, chegue um pouco mais cedo, para se encontrar e conversar com eles.

Procure saber o que seus colegas fizeram nas férias, para onde viajaram, quais passeios realizaram e o que esperam desse ano letivo. Ter esse diálogo ajuda a se sentir mais confiante e seguro para voltar.

Conhecer gente diferente

É provável que haja alunos novos na sua sala. Se isso acontecer, não deixe de falar com eles. Conversar com os amigos é divertido, mas lembre-se de que os novatos costumam se sentir desnorteados no primeiro dia. Por isso, se aproxime e se ofereça para mostrar as instalações da escola. Se ocorrerem atividades em grupo, inclua-os na sua equipe e os apresente aos outros colegas.

Se você for o estudante novo, mantenha a calma e não tenha medo de falar com as pessoas. Uma boa forma de iniciar uma conversa é perguntando sobre o colégio, falando sobre suas disciplinas preferidas e comentando sobre as aulas. É comum se sentir atordoado, mas confiança e organização são essenciais para começar bem.

Aprender coisas novas

É no primeiro dia que você irá conhecer os docentes e as disciplinas que serão ensinadas nesse ano. Por isso, mesmo estando fora de ritmo, se concentre, faça anotações e participe das aulas. Preste atenção nas regras de cada professor, mas não se preocupe muito com provas e trabalhos agora no início.

Usar uma agenda pode te ajudar a se organizar com as lições. Anote a data de entrega, o nome da disciplina e o que precisa ser feito. Evite deixar para a última hora e realize as tarefas o mais rápido possível.

Assim você aprende o conteúdo e não se esquece de entregar os trabalhos. O primeiro dia também é o momento para receber documentos e recados. Guarde todos com cuidado, em um local que você possa consultar sempre que achar necessário.

Para os professores…

Começar a ensinar para uma turma é sempre um desafio, seja para reencontrar alunos antigos, seja para ver rostos inéditos. Mas, procure manter a calma. Se for uma sala que você não conhece, se apresente e fale um pouco sobre sua trajetória profissional. Caso você já tenha uma relação com a turma, comente como é bom vê-la novamente. Depois disso, introduza a disciplina.

Há várias maneiras de fazer essa exposição inicial. Para interagir com os estudantes, você pode perguntar se eles já tiveram dificuldades com a sua matéria e quais são as expectativas para o ano. Quanto ao conteúdo, procure repassar os tópicos ensinados nas séries anteriores e introduzir os temas do próximo encontro.

E então? O que você achou desse artigo sobre o que não pode faltar no primeiro dia de aula? Lembre-se de que um bom começo é a porta de entrada para um período letivo produtivo e prazeroso.

Tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar sugestões e experiências? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Para saber mais sobre a volta às aulas, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo