Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Volta às aulas: como retomar a rotina de estudos

Volta às aulas: como retomar a rotina de estudos

Olá, leitor!

Depois de quase 2 meses, as férias estão acabando. Foi um período para descansar e relaxar, mas agora é preciso começar a se organizar para a volta às aulas. Nesse momento, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos é retomar a rotina de estudos. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira!

Como retomar a rotina de estudos?

Volta às aulas: rotina de estudos

Fonte: Reprodução

É comum aproveitar as férias para viajar, brincar, passear, sem se preocupar com a escola. Contudo, quando as aulas retornam, acaba sendo complicado entrar no ritmo. As tarefas parecem mais trabalhosas, demoradas, e mesmo temas que já dominamos se tornam incompreensíveis.  Para evitar que isso aconteça, existem algumas atitudes que podem ser tomadas antes e durante o início do ano letivo. Veja abaixo:

Organize seu material escolar

Os últimos dias sem ter que ir ao colégio são ideais para organizar seu material escolar, não só comprando novos itens, mas também colocando em ordem os antigos. Pegue os cadernos, apostilas, pastas, fichários, agendas e estojos que você usou nos anos anteriores para separar o que pretende guardar e o que será descartado.

Feito isso, pesquise lojas que têm preços acessíveis e compre os objetos de que precisará no próximo período letivo. Também vale a pena procurar instituições, bibliotecas e sebos para os quais você pode doar os materiais de que não necessita mais. Ter esse contato com apostilas e cadernos ajuda a se manter ativo, acostumando-se com o ambiente escolar.

Leia notícias, assista a filmes, vá ao teatro e ao museu

Ler notícias, assistir a filmes que abordem um tema relevante, ir ao museu e ao teatro são atividades importantes para aquecer os motores antes da volta às aulas. As notícias vão te manter atualizado e podem trazer assuntos que serão abordados durante o ano.

Além disso, a leitura, o ato de ver filmes, passeios a museus e a teatros trabalham a concentração, o raciocínio lógico e o levantamento hipóteses, habilidades essenciais para um desenvolvimento acadêmico e pessoal pleno.

Verifique sua turma e o horário de aulas

Algo que deve ser feito antes de retornar à escola é verificar sua sala, turma e a grade de horários. Em seguida, veja os dias em que você terá contato com as matérias nas quais tem mais dificuldade, pensando em alternativas para resolver essa questão e ter um bom desempenho nas disciplinas.

Atitudes como revisar em casa o conteúdo ensinado durante a aula, falar com o professor sempre que surgir uma pergunta, organizar grupos de estudos com os amigos e frequentar o plantão de dúvidas surgem como opções válidas.

Monte um calendário

Nas semanas iniciais, os professores já terão falado sobre os programas das disciplinas e você já saberá os temas que serão abordados no primeiro trimestre. Assim, é interessante montar um calendário de estudos, estabelecendo objetivos e definindo dias e horários para se dedicar a cada matéria.

Anote quais são suas metas e analise detalhadamente o escopo de cada disciplina, vendo em quais tópicos você tem dificuldade.  Em seguida, organize um planejamento levando em conta todas as suas atividades, como ir à escola, praticar esportes e fazer cursos paralelos. Também não se esqueça de deixar um tempo para o lazer.

Para adquirir ritmo, você pode separar períodos de estudo menores, acrescentando minutos e horas gradualmente. Outra dica é começar pelas disciplinas que você mais gosta e criar um sistema de recompensas, por exemplo, a cada 1 hora, você faz uma pausa e ouve uma música.

Para quem pretende prestar vestibulares nesse ano, o planejamento requer um pouco de cuidado. Use o final das férias para revisar o que aprendeu nas séries anteriores e faça um calendário com os temas que você considera mais complexos e que estão descritos nos editais dos exames que você realizará.

Participe de grupos de estudo

Algumas escolas organizam encontros no começo das aulas, com alunos mais velhos e professores que retomam conteúdos dos anos passados com estudantes mais novos. Essa atitude contribui para entrar no ritmo depois de quase 2 meses de descanso; também fortalece a construção de amizades.

Se o seu colégio disponibilizar esse tipo de atividade, procure participar. Caso contrário, nada impede que os próprios alunos montem grupos de estudo. Rever a matéria com os amigos ajuda a ter uma abordagem mais completo e a tirar dúvidas, só tome cuidado para não se distrair e perder o foco.

Volte aos horários

Uma das principais vantagens das férias é não precisar seguir horários rígidos. Contudo, para não enfrentar mudanças muito bruscas no começo do período letivo, é interessante usar os últimos dias livres para já ir se adaptando. Assim, procure dormir e levantar mais cedo, para se acostumar com o horário que você segue durante as aulas.

É importante retomar a rotina de estudos, mas lembre-se de que esse processo é gradual. Portanto, vá no seu tempo, sem sobrecargas nem estresses.

E então? O que você achou desse artigo? Ficou com dúvidas ou gostaria de compartilhar alguma coisa? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Para saber mais sobre a volta às aulas, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo