Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Volta às aulas: como receber bem os alunos

Volta às aulas: como receber bem os alunos

Olá, leitor!

Depois de 2 meses de descanso, as férias estão acabando. Elas foram um período importante para se divertir e relaxar, mas agora é o momento de começar a se organizar para a volta às aulas. É fundamental que o retorno seja agradável e tranquilo para os estudantes. Por isso, trazemos algumas dicas para receber bem os alunos. Confira!

Como receber bem os alunos?

Volta às aulas: receber bem os alunos

Fonte: Reprodução

Preparar uma volta às aulas prazerosa é uma forma de fazer com que os estudantes se sintam motivados a retornarem e adquiram gosto pelo aprendizado, pontos essenciais para ter um desenvolvimento acadêmico e pessoal completo. Assim, veja abaixo nossas sugestões para montar uma volta inesquecível.

Apresentação dos professores

No começo da aula, é importante que o professor se apresente, contando porque escolheu essa profissão, de que projetos já participou e há quanto tempo atua na escola. Feito isso, explique um pouco sobre o curso, evidenciando os temas que serão abordados ao longo do ano e as formas de avaliação.

Contudo, tome cuidado para não expor muitas regras logo no primeiro contato; isso acaba intimidando os estudantes. Procure também interagir com a turma, perguntando para os alunos quais são as expectativas em relação à sua disciplina e se eles costumam ter dificuldade com a matéria.

Apresentação da direção

Para mostrar dedicação por parte da escola, diretores, vice-diretores e coordenadores podem ir de sala em sala se apresentando e dando as boas-vindas. Esse também é o momento de explicar brevemente sobre o colégio e suas regras.

Contudo, preste atenção para não assustar os estudantes recitando normas e castigos logo no início. Tente sempre esclarecer o motivo de cada regra, mostrando como ela ajuda a melhorar a convivência de todos. Também não se esqueça de se colocar à disposição para tirar eventuais dúvidas.

Ambiente acolhedor

Um ambiente acolhedor auxilia os alunos a se sentirem confortáveis desde o começo do ano letivo. Por isso, combine com a Direção da escola e com os outros professores para por mensagens de boas-vindas nas salas de aula e nos lugares de maior circulação dentro do colégio.

Para as turmas de Educação Infantil, vale encher as paredes das salas com desenhos e dobraduras, além de deixar jogos, brinquedos e livros coloridos espalhados pelo local. Isso estimula a socialização entre as crianças e desperta curiosidade sobre o que será aprendido.

Atividades para os estudantes se conhecerem

Nos primeiros dias, é interessante propor atividades para que os alunos se conheçam. Isso torna a turma mais unida, facilitando a criação de laços e deixando o ambiente escolar menos agressivo.

Há várias opções para promover esse contato inicial. É possível pedir para que cada estudante se apresente ou montar duplas aleatórias, sugerir que conversem sobre seus hobbies e interesses e solicitar que cada um apresente o colega aos demais.

Também existem outras alternativas, como trazer um texto, filme ou música que aborde temas como relações interpessoais e afeto e propor um debate, incluindo experiências e gostos pessoais na discussão.

Integração dos alunos novos

É fundamental realizar a integração dos alunos novos. Montar um grupo com estudantes antigos para mostrar o colégio aos novatos e conversar sobre aulas e atividades extracurriculares é uma forma de promover a adaptação e a construção de amizades.

Também é importante estender essas atividades para o intervalo, que é o momento em que os novatos geralmente têm mais dificuldade para se enturmar. Uma sugestão é organizar lanches e passeios coletivos.

Além disso, é recomendável ter uma equipe pedagógica no pátio, perto da entrada, para recepcionar e tirar as dúvidas de pais e alunos sobre a escola. Essa atitude demonstra interesse e disposição por parte do colégio e torna o ambiente mais confortável.

Visitas de alunos mais velhos

Organizar visitas e conversas com estudantes mais velhos pode ser uma boa opção, principalmente no 6 ° ano do Ensino Fundamental II e no 1 ° ano do Ensino Médio. Quem ingressa nessas séries costuma se sentir desnorteado com a quantidade de novas informações que precisa absorver em pouco tempo, já que a grade curricular e a forma de conduzir as disciplinas mudam intensamente.

Assim, ter a oportunidade de falar com pessoas que já passaram por isso inspira segurança e confiança. Só não se esqueça de que essas atividades normalmente só podem ser feitas com autorização dos setores de orientação pedagógica e da Direção.

Tarefas pouco convencionais

No início do ano, os alunos ainda estão acostumados com o ritmo de férias. Por isso, podem ter um pouco de dificuldade para retomar os estudos. Nesse momento, é interessante apostar em tarefas pouco convencionais, como debates sobre temas atuais e jogos de perguntas e respostas sobre conteúdos já aprendidos.

E então? O que você achou do nosso artigo sobre como receber bem os alunos na volta às aulas? Ficou com dúvidas ou gostaria de compartilhar experiências e sugestões? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Para saber mais sobre a volta às aulas, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo