Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Você sabe o que são os processos de Top-down e Bottom-up?

Você sabe o que são os processos de Top-down e Bottom-up?

Olá Leitores do Canal,

Os termos Top-down e Bottom-up se referem a métodos utilizados para organizar as informações, ordenando fatos para serem utilizados em diversos campos que necessitem de uma forma de pensamento que facilite a administração de conhecimentos para um maior aproveitando destes, com maior facilidade de processamento e garantindo um sistema de prioridades e hierarquia.

Suas utilidades são muito amplas e podem ser utilizadas de formas diversas sempre que haja a necessidade de lidar com informações, tornando processos criativos muito mais fáceis de serem realizados e com uma produtividade muito maior por meio de planejamento que pode resultar em ações e medidas a serem tomadas por uma empresa, por exemplo.

Top-down

Top-down é um termo cujo significado traduzido é “de cima para baixo” e em sua essência implica em dividir os processos de alguma coisa como a fabricação de um produto ou a criação de uma ideia para, desse modo, utilizar essa fragmentação (ou compartimentação) para tornar a compreensão de cada parte que compõem um todo muito mais fácil de ser realizada.

Cada parte dessa subdivisão, do maior ao menor (ou do mais alto para o mais baixo como sugere o nome) é profundamente estudado e detalhado da forma mais completa possível para que se obtenha um entendimento amplo do assunto que esteja sendo analisado.

Bottom-up

O termo Bottom-up traz o significado de uma abordagem realizada de baixo para cima. Ela consiste em um processo de análise e comportamento de informações que utiliza a compreensão de subdivisões dos assuntos para uma percepção mais completa e com uma nova interpretação das partes que formam o todo, ou seja, analisa e descreve os elementos mais básicos para formar um resultado maior.

Um exemplo desta forma de lidar com as informações é como o cérebro recebe somente detalhes de uma história, fragmentos e conforme vai recebendo mais e mais fatos, os junta de forma a obter uma história completa que faça sentido.

Seguindo esta linha de pensamento, as informações começam apenas como detalhes distintos e separados e conforme crescem se combinam para formar algo completo.

Usos destes termos

Diversas áreas do conhecimento se utilizam destes conceitos a fim de melhor realizar atividades, com mais facilidade e obtenho resultados melhores, sendo uma estratégia de organização valiosa.

A indústria usa as duas ideias em seus processos de desenvolvimento de produtos, como subdividindo as partes de determinado projeto para aumentar sua eficácia de uso e compreender suas limitações ou iniciando pelos componentes necessários para com compô-lo a fim de saber o que pode ser feito com os recursos disponíveis no mercado.

O desenvolvimento de softwares também utiliza os conceito de Top-down e Bottom-up, e são essenciais nesse processo. Eles ajudam no compreensão de sistemas complexos que necessitam de um conhecimento detalhado das partes para seu funcionamento, com testes, usos possíveis e como tudo se encaixa para formar um projeto final.

As ciências humanas, principalmente as neurológicas, também usam essas formas de organização de informações, a exemplo da psicologia. Isso se deve pela necessidade em entender os processos de funcionamento da mente.

A arquitetura também faz grande uso dessas ideias na realização de projetos. Na gestão, esses conceitos são muito utilizados para a tomada de decisões que possuem grande poder de efeito, como por exemplo em empresas e até mesmo na organização do Estado.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo