Você está aqui:Home » Dicas » Você sabe o que é o IDEB?

Você sabe o que é o IDEB?

Olá Pessoal,

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é uma ferramenta importantíssima para diagnosticar e melhorar a qualidade do ensino no Brasil, ainda pode ser considerado um ‘filhote’ no cenário educacional do país. Ele foi criado em 2007, há apenas oito anos, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC, mas já nos deu feedbacks muito importantes em suas cinco edições.

Basicamente, a principal mensagem do Ideb para a sociedade é: com passos de formiga, a educação no Brasil está melhorando, mas ainda tem muito o que evoluir (e precisa ser depressa). No último levantamento do Ideb, divulgado em 2014, com dados referentes a 2013, o índice de qualidade nos ensinos Fundamental e Médio, no geral, aumentou ou permaneceu estável, em relação a última edição. No entato, ainda está longe de atingir nota 6 – a média dos países desenvolvidos e a meta do Brasil para o ano de 2021. Será que vamos conseguir?

Ajudar as instituições de ensino a melhorar a qualidade de seus serviços e traçar políticas públicas mais eficientes no setor da educação é, exatamente, a função do Ideb, que a cada dois anos avalia a qualidade do ensino nas redes pública e privada do país.

A avaliação leva em conta dois fatores: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho nos exames do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), como a Prova Brasil. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno frequente a sala de aula, aprenda o conteúdo e não repita de ano.

Os resultados do Índice ajudam prefeitos e governadores a radiografar os pontos fracos e fortes de seu sistema educacional para que, assim, possam trabalhar para aprimorá-lo cada vez mais. As instituições de ensino também devem ficar de olho nas conclusões do Ideb, a fim de se espelhar nos bons exemplos apontados pela ferramenta, assim como os pais dos alunos também devem estar atentos aos resultados para fazer a melhor escolha na hora de matricular os filhos no colégio. Confira os resultados e metas apontados pela última edição do Ideb!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo