Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Você sabe como funciona o Pronatec?

Você sabe como funciona o Pronatec?

Oi Estudantes!

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 tendo como objetivo aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Este programa possibilita que jovens e adultos ingressem no mercado de trabalho por meio de cursos técnicos profissionalizantes, que em sua maioria são gratuitos.

O Pronatec oferece cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio, cursos profissionalizantes para jovens e adultos, cursos de capacitação para o público do Programa Brasil Sem Miséria. Também oferece cursos de qualificação para pessoas e empresas que queiram trabalhar com turismo, através do Pronatec Turismo.

O programa também conta com o Bolsa Formação, que possui vagas nas modalidades Bolsa Formação Trabalhador e Bolsa Formação Estudante.  O Bolsa Formação Trabalhador possui cursos de formação inicial e continuada para os trabalhadores que estejam recebendo pela segunda vez, num período de dez anos, o seguro desemprego. O Bolsa Formação Estudante, oferece cursos técnicos para estudantes da rede pública.

Esses cursos são oferecidos, em sua maioria, por escolas técnicas federais e estaduais e Instituições de Ensino do Sistema S, como Senai, Sesc, Senac, Sesi e Senat.

Cursos Técnicos oferecidos pelo Pronatec

  • Técnico em Agronegócio
  • Técnico em Agenciamento de Viagem
  • Técnico em Aquicultura
  • Técnico em Biblioteca e Técnico em Biocombustíveis
  • Almoxarife
  • Auxiliar Administrativo
  • Recepcionista
  • Ilustrador
  • Padeiro
  • Bartender
  • Operador de Caixa
  • Camareira em Meios de Hospedagem
  • Outros.

As inscrições são feitas pelo Sisutec ou diretamente nas instituições onde são oferecidos os cursos. Qualquer um pode se inscrever, porém,  é dada prioridade para alunos do ensino médio da rede pública, participantes do Bolsa Família, agricultores, indígenas e pessoas com deficiência.

Sisutec

Anualmente, as vagas do Pronatec são oferecidas através do Sistema de Seleção Unidicadada Educação Técnica (Sisutec), e são exclusivas para os alunos que já concluíram o ensino médio e fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem não realizou o exame pode tentar as vagas remanescentes.

O Sisutec reserva 85% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou em instituições particulares com bolsa integral, independentemente da renda per capitafamiliar.

Pronatec 2.0

A previsão é que neste ano de 2015, o Pronatec ofereça 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação. No Pronatec 2.0 existe a possibilidade de aproveitamento dos créditos para os estudantes que quiserem ingressar em cursos tecnológicos, a fim de que os alunos continuem seus estudos através de um curso superior.

Outra novidade é que as instituições privadas também vão oferecer vagas. Os alunos que ingressarem em cursos das instituições particulares poderão participar do FIES técnico, que vai financiar as mensalidades.

Pronatec Direitos Humanos

O Pronatec Direitos Humanos é destinado às pessoas mais desamparadas da sociedade, como deficientes, moradores de rua e jovens que cumprem medidas socioeducativas. O programa tem como objetivo proporcionar cursos específicos e inserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Os cursos serão oferecidos pelas instituições cadastradas pelo programa e a seleção dos alunos será feita pela Secretaria de Recursos Humanos da Presidência da Republica em parceria com órgãos estaduais, distritais e municipais, bem como organizações da sociedade civil, através de identificação da demanda de cada região.

Até a Próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo