Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Você sabe como fazer simulados para concursos públicos?

Você sabe como fazer simulados para concursos públicos?

Olá,

Como todos sabemos, simulados são uma “imitação da situação”, ou seja, eles servem para nos acostumarmos com uma prova de concurso público. A ideia é fazer o simulado no mesmo tempo que faria em uma prova normal, mimetizando toda a situação.

É muito fácil quando resolvemos um simulado no conforto de nossa casa, sentados em uma poltrona confortável. Além desse conforto, ainda ficamos mais à vontade por ser um ambiente familiar.

Infelizmente, as provas reais não acontecem nesse conforto. Geralmente são feitas em cadeiras comuns e os ambientes nem sempre são favoráveis. Ainda estaremos cercados por pessoas desconhecidas tão ansiosas quanto você, o que pode gerar nervosismo em qualquer um.

1 – Ambiente

Por isso, é muito importante fazer os simulados com seriedade, como se fosse uma prova “de verdade”. A melhor força de fazer isso é tentar reproduzir o ambiente, ou seja, procure um lugar com as mesmas características de uma sala de aula.

Alguns estudantes resolvem fazer simulados em bibliotecas ou, até mesmo, em salas de aulas. Quanto mais você se acostumar com esse tipo de ambiente, melhor.

2 – Tempo

Lembre-se que na hora da prova não será moleza, deverá resolver todas as questões em um período de tempo. Por conta disso, muitos concurseiros se perdem, porque não sabem administrar o tempo.

A melhor forma para treinar esses aspecto é realizar o simulado no mesmo tempo da prova real.

3 – Banca Organizadora

É muito bom entender o estilo de cada banca organizadora. Muitas bancas seguem o mesmo estilo de prova, por isso é muito importante você conhecer cada uma delas.

A banca Cespe/UnB, responsável pelos principais concursos do país, é uma das mais temidas entre os concurseiros, pois o critério utilizado é o famoso “uma errada, anula uma certa”.

Portanto, é muito importante conhecer a banca organizadora do concurso que quer prestar e entender qual o estilo das provas.

Quando se trata de concursos públicos, praticar e aplicar técnicas nunca é demais. Pensando nisso, o IOB Concursos disponibiliza para você vários simulados, basta clicar aqui e conferir.

Também temos os cursos online que já vêm com plano de estudos para você não se perder nas disciplinas. Conheça!

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo