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Você sabe a diferença entre linguagem denotativa e conotativa?

Olá, estudante!

Precisa aprender definitivamente a diferenciar a linguagem denotativa da linguagem conotativa? Este texto é justamente para você.

Aqui vamos tratar de explicar detalhadamente os conceitos, apresentar exemplos para ilustrar e também disponibilizar exercícios para que você pratique o que aprender.

Essa matéria faz parte dos estudos de Língua Portuguesa e é super importante para a interpretação de textos em geral e também para a Literatura. Continue a leitura deste texto e verá que o conteúdo é bem menos complicado que parece.

Diferença entre linguagem denotativa e conotativa

Fonte: Reprodução

Denotação e conotação: uma breve introdução

Em qualquer tipo de língua, as palavras nunca têm um significado fixo e único. Em geral, elas possuem um tipo de significado mais usual e comum, convivendo com outros sentidos possíveis.

Um questionamento interessante pode ser feito: por que as palavras possuem mais de um sentido? Isso se deve à capacidade inventiva do próprio ser humano, que está em constante processo de criação e recriação, inclusive de sentidos de palavras.

É por causa dessa multiplicidade de significado dos vocábulos que existe a denotação e a conotação, que expressam diferentes níveis de sentido que uma palavra pode ter, o que depende do contexto em que ela está inserida.

Vamos, então, compreender o que cada um desses níveis de linguagem revelam.

Linguagem denotativa

A linguagem denotativa pode ser percebida quando uma palavra está sendo utilizada em seu sentido mais básico, comum e literal.

Por isso mesmo, também podemos dizer que a linguagem denotativa é aquela que encontramos no dicionário como a primeira definição da palavra.

O importante é que você compreenda que o sentido denotativo de um vocábulo não permite múltiplas interpretações e nem expressam significados subjetivos (ou seja, que expressam um modo de ver de um sujeito).

A linguagem denotativa está presente principalmente em textos não literários e de tom mais sério e formal, como livros didáticos, entrevistas, notícias, reportagens etc.

Exemplos:

  • O cão do vizinho sempre urina no meu quintal.
  • O domador conseguiu conter a fera na jaula.

Linguagem conotativa

A linguagem conotativa pode ser verificada quando uma palavra está sendo utilizada em um sentido diferente daquele que é mais comum, ou seja, em sentido figurado.

Por este motivo pode-se afirmar que o sentido conotativo de uma palavra ou expressão é aquele que revela uma ampliação do sentido mais básico que possui, expressando uma visão mais subjetiva e estando sujeita a múltiplas interpretações.

A linguagem conotativa está presente sobretudo em textos literários (poemas, romances), mas também em anúncios publicitários, ditados populares, letras de músicas, charges e tirinhas, entre outros.

Exemplos:

  • Eu levo uma vida de cão.
  • Paulo está uma fera com você!

Linguagem denotativa X linguagem conotativa

Para facilitar sua vida e sistematizar de maneira clara e eficiente as características e diferenças entre a denotação e a conotação, basta rever os tópicos abaixo.

 

Denotação

– Sentido mais primitivo e restrito
– Primeiro sentido encontrado no dicionário
– Uso mais comum e cotidiano

 

Conotação

– Sentido amplo e subjetivo
– Significado que vai além do comum
– Uso mais criativo

 

Observe a tirinha abaixo como um exemplo:

Diferença entre linguagem denotativa e conotativa

Fonte: Reprodução

 

Nesta tira, a palavra “cabeças” possui sentidos diferentes para cada um dos personagens da tira. Ao consultar o dicionário Aulete, podemos checar as seguintes informações:

  1. Parte superior do corpo humano e superior ou anterior do corpo de outros animais vertebrados, e que contém o cérebro e os órgãos da visão, audição, olfato e paladar. [Aum.: cabeçãocabeçorra.]
    10. Fig. Pessoa ou animal, considerados numericamente: A fazenda tinha cem cabeçasde gado.

Percebemos que o sentido denotativo é o primeiro a aparecer, enquanto o sentido figurado que é expressado pelo primeiro personagem da tira se encontra no número 10. Isso nos mostra que o sentido mais primitivo é sempre o denotativo.

Dferença entre linguagem denotativa e conotativa?

Fonte: Reprodução

 

Exercícios para fixar o conteúdo

 

QUESTÃO 1 (Prefeitura de Fortaleza)

Os textos publicitários apresentam recursos linguísticos muito interessantes, por isso constituem um material bastante proveitoso para as atividades de interpretação de texto, sobretudo quando, neles, se detecta o caráter polissêmico. O texto seguinte é bem característico desse traço:

“BANHO E TOSA – aqui seu cão sai um gato!”.

 

Com base na significação e no contexto de produção desse texto, o aluno deve concluir que:
A) o substantivo gato apresenta um significado conotativo.
B) a palavra cão estabelece uma antítese com a palavra gato.
C) o termo tosa propicia que se estabeleça a ambiguidade do texto.
D) o vocábulo cão foi empregado com base em seu sentido figurado.

QUESTÃO 2 (UFAM)

Assinale a alternativa em que NÃO existe o emprego da conotação:
A) Uma pedra atirada no espelho do rio quebrou o silêncio da tarde.
B) Há uma febre de pesquisas espaciais em busca de vida extraterrestre.
C) Diz um ditado que, em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher.
D) Professores e funcionários não aceitaram a proposta salarial do governo.
E) Muitos políticos, condenados por corrupção, são fósforos riscados.

 

QUESTÃO 3 (UFAM)

Assinale a alternativa em que a palavra grifada está empregada em sentido denotativo:
A) Como lê muito, dizem que João é uma ilha cercada de livros por todos os lados.
B) Apenas Édipo encontrou a chave para decifrar o enigma da Esfinge.
C) A neblina flutua, desfazendo os edifícios e as árvores da cidade.
D) Alessandro rompeu a camisa no arame farpado que cerca a fazenda.
E) Quando o sol cair, encerraremos nosso expediente no banco.

 

QUESTÃO 4 (UNIFAP)

Na linguagem oral e na escrita, a denotação é o emprego de uma palavra ou expressão em seu sentido próprio, restrito e impessoal. Já a conotação é a utilização de palavra ou expressão com um significado mais amplo, podendo ter vários sentidos, incluindo o valor literário. Assinale abaixo a alternativa que apresenta a ordem CORRETA de sentido denotativo e conotativo (respectivamente) para as palavras em destaque:

A) As estrelas do cinema brilham em cada prêmio recebido/ Nem todas as estrelas do céu podem ser vistas a olho nu.
B) O aluno quebrou a vidraça da escola/ A testemunha quebrou o silêncio.
C) Aquele comerciante é uma raposa nos negócios/ Está aberta a temporada de caça à raposa.
D) A ignorância é a mãe da maldade/ A mãe da aluna ficou furiosa com a direção da escola.
E) A matemática sempre foi uma pedra no meu sapato/ A enorme pedra rolou do barranco causando a tragédia.

QUESTÃO 5 (VUNESP)

Leia as passagens do texto.

  • “De um lado, há a Barcelona dos turistas, que se cotovelam nos pontos turísticos da cidade…”
  • “… o separatismo tem nas escolas suas grandes aliadas para propagar as ideias nacionalistas.”
  • “… do que trabalhadores que estão encerrados num escritório”.

 

Em relação aos significados dos termos em destaque, é correto afirmar que
A) “propagar” e “se cotovelam” estão empregados em sentido figurado, equivalendo, respectivamente, a “descortinar” e a “se apertam nos lugares”; “encerrados” está empregado em sentido figurado, equivalendo a “retirados”.
B) estão empregados em sentido literal, equivalendo, respectivamente, a “se juntam”, a “irradiar” e a “presos”.
C) estão empregados em sentido figurado, equivalendo, respectivamente, a “estarem próximos”, a “intensificar” e a “confinados”.
D) “propagar” está empregado em sentido literal, equivalendo a “alastrar”; “se cotovelam” e “encerrados” estão empregados em sentido figurado, equivalendo, respectivamente, a “se agridem” e a “expatriados”.
E) “propagar” e “encerrados” estão empregados em sentido literal, equivalendo, respectivamente, a “difundir” e a “enclausurados”; “se cotovelam” está empregado em sentido figurado, equivalendo a “se amontoam”.

 

GABARITO

1) A

2) D

3) D

4) B

5) E

 

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