Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Visto para intercâmbio: saiba como tirar o seu

Visto para intercâmbio: saiba como tirar o seu

Olá, leitores!

O maior desejo de muitos jovens hoje em dia é sair de casa e conhecer o mundo. Aprender novas culturas e novas línguas. Tornar-se independente e viver um dia de cada vez. E para que esse desejo se realize, nada mais adequado do que fazer um intercâmbio e conhecer o mundo como um estudante.

Entretanto, muitos jovens ainda têm dificuldade para saber onde se tira um visto de estudante e como funciona todo o precedimento burocrático para conseguir o seu visto de estudante e viajar com toda a tranquilidade possível, aproveitando as maravilhas que só um intercâmbio pode proporcionar.

Como já vimos em outro post sobre intercâmbio, estudar fora é uma excelente maneira de adquirir novos conhecimentos e garantir novos contatos que poderão te ajudar no futuro.

Por esse motivo nós, do Canal do Ensino, preparamos algumas dicas para te auxiliar a tirar um visto de estudante para intercâmbio para os Estados Unidos.

Primeiro passo para conseguir o seu visto de estudante

menina-com-globo-terrestre-e-malas

Você terá que preencher o formulário DS-160. Ele é muito simples de ser preenchido. Nele você verá que tem diversas opções para visto de estudante, que são: Visto F-1, que serve para escolas de idiomas, universidades ou instituições acadêmicas. Já o Visto J-1 destina-se para quem procura summer jobs, au pair ou estágios. Por fim, o Visto M-1 é usado para cursos profissionalizantes e não acadêmicos. Os turistas que forem ficar até 3 meses devem solicitar o Visto B-2.

Junto com esse formulário, você irá anexar uma foto digital de tamanho mínimo de 600×600 de resolução. Após o envio do formulário, você receberá um código de barras de deverá imprimir. Em seguida, você terá que pagar a taxa de R$ 160 utilizando um cartão de crédito internacional, e agendar a data de entrevista no consulado pelo site ou mesmo por telefone. Depois deste primeiro agendamento você deverá agendar a coleta de dados no CASV. O próximo passo é comparecer a entrevista no CASV. Não se atrase de maneira alguma, ou você perderá a chance de fazer a entrevista e terá que reagendar novamente. Nesse dia você também não poderá esquecer de levar o  código de barras que imprimiu ao enviar o formulário.

Durante a entrevista para obter um visto de estudante para intercâmbio, muitas pessoas ficam nervosas, mas você não precisa se preocupar porque as perguntas são simples. Eles irão perguntar, por exemplo, o que você irá fazer nesse país, qual o período de estadia, qual sua atividade no Brasil, etc.

No dia da entrevista para obter um visto de estudante para intercâmbio, não esqueça de levar o passaporte, vistos anteriores (se tiver), a folha de confirmação de preenchimento do DS-160 e outros documentos que comprovem sua condição de se manter nos EUA pelo tempo da viagem. Normalmente são coisas como carteira de trabalho, extratos bancários, imposto de renda, etc.

Pronto! Agora que você passou na entrevista, arrume suas malas e embarque nessa viagem de intercâmbio!

Quais países você pretende visitar durante seu intercâmbio?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo