Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Visite 17 museus com seus alunos sem sair da escola

Visite 17 museus com seus alunos sem sair da escola

Olá leitores do Canal do Ensino,

Conhecer museus mundo afora ficou mais fácil, quando o Google lançou o projeto Google Art Project.

Com a ferramenta, qualquer pessoa com acesso à internet tem a sua disposição mais de 1.000 obras de arte de 400 artistas diferentes.

Conduzido pelo Google em parceria com 17 instituições de todo o mundo, o projeto utiliza a tecnologia do Google Street View, o que permite que as pessoas não só vejam os quadros, como os apreciem nos museus onde eles estão alocados. Dessa forma, o visitante pode conhecer espaços como como o MoMA (EUA), o Palácio de Versailles (FR) e Museu Van Gogh (HO), entre outros, e passear virtualmente por suas salas e corredores, visualizando as obras de arte através de várias perspectivas, em uma resolução que permite o internauta fazer aproximações sem perder os detalhes.

Mas como usar a ferramenta para aprimorar as aulas de arte? O Instituto Claro testou o site com a equipe do Colégio Dante Alighieri, de São Paulo. Para a professora Lúcia Lacerda de Oliveira, um dos pontos fortes é o fato de as obras poderem ser visualizada em alta resolução, o que permite ao professor abordar fundamentos teóricos de um artista ou movimento, como características das pinceladas, textura e cores.

A equipe criticou a falta de uma catalogação mais avançada, como informações por período ou movimento. O Art Project trazer apenas dados do artista, especificações técnicas etc. Nesse sentido, até para otimizar o tempo na sala de aula, os professores recomendam que o docente crie previamente sua coleção – um dos recursos do Art Project.

Coordenadora de artes do Dante, Sandra Romanello afirma que é possível utilizar os recursos para todos os níveis e idades. “Existem muitas funcionalidades ali para o professor explorar e assim aprimorar as aulas de artes.”

Endereço online: www.googleartproject.com

Um abraço e até a próxima

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo