Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Videolearning: conteúdos audiovisuais para facilitar a sua aprendizagem

Videolearning: conteúdos audiovisuais para facilitar a sua aprendizagem

Olá, pessoal!

O consumo de vídeos é crescente no mundo inteiro. O YouTube, por exemplo, tem mais de 1 bilhão de usuários. O número de horas de visualização aumenta 60% a cada ano. Em equipamentos móveis, como celulares e tablets, a visualização média dura 40 minutos, seja para fins de entretenimento ou educacionais.

O videolearning, ou aprendizagem através de vídeos, não é tão recente, mas evoluiu muito possibilitando uma combinação de diferentes recursos e estímulos, como imagens, sons, roteiros, personagens, animações, interatividade e outros efeitos. Sua vantagem está no formato audiovisual, que pode tornar mais atrativo e envolvente o processo de aquisição de novos conhecimentos, facilitando a compreensão da informação. A efetividade da aprendizagem com vídeos chega a ser até 100% maior do que com conteúdos apenas escritos, como no uso de apostilas, por exemplo.

Existe uma infinidade de vídeos disponíveis na internet, seja com conteúdos pagos ou grátis. Em alguns sites, não é preciso fazer nenhum cadastro e é possível acessar todos os cursos livremente. Em outros, é necessária apenas a criação de um usuário para assistir às aulas e fazer os exercícios. Há também sites que oferecem uma parte do conteúdo grátis e cobram taxas para o acesso a outros conteúdos.

O Veduca, por exemplo, foi o pioneiro no Brasil no oferecimento de cursos online gratuitos de nível superior. Podemos citar, também, a Endeavor, que apresenta extensa quantidade de vídeos inspiradores com conteúdos sobre empreendedorismo e gestão. Já a Khan Academy, ONG educacional referência no mundo inteiro, oferece, de forma gratuita, videoaulas de  matemática, economia, finanças, entre outros temas, tendo conteúdos em português e inglês.

Algumas instituições de nível superior também oferecem videoaulas e, o que é melhor: inteiramente grátis. Um exemplo é o site criado pela Unicamp, o e-Unicamp, que apresenta aulas nas áreas de humanas, exatas e biológicas. O e-Aulas, da USP, apresenta materiais de mais de 15 cursos superiores, como direito, medicina, filosofia, engenharia da computação, entre outros.

Se o seu foco é passar no Exame Nacional do Ensino Médio, o Me Salva! tem videoaulas grátis de química, física, história, matemática e outras matérias. Uma iniciativa da FGV, o Ensino Médio Digital, também pode ajudar você. Além dos vídeos, há banco de questões para testar seus conhecimentos.

Não podemos esquecer do YouTube Edu, plataforma da famosa rede social direcionada exclusivamente para canais educacionais, com vídeos de espanhol, inglês, geografia, química, entre outros.

Benefícios do uso de vídeos para a aprendizagem:

  • Alta taxa de retenção do conteúdo;
  • Facilidade de acesso em diversos equipamentos: notebook, desktop, smartphone, tablet;
  • Compreensão melhor de conteúdos que exigem demonstração;
  • Aprendizagem no seu ritmo: você pode pausar o vídeo a qualquer momento e retornar a alguma parte do conteúdo que você não tenha compreendido direito.
  • Aprendizagem a qualquer hora, em qualquer lugar.

Como você pode ver, a aprendizagem é facilitada a partir do uso de vídeos. E você ainda pode complementar as informações obtidas fazendo exercícios, buscando participar de grupos que debatam sobre o tema abordado, lendo apostilas ou utilizando qualquer outro recurso que possa lhe apoiar na consolidação do conhecimento.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo