Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Vestibular: como fazer uma revisão perto da prova

Vestibular: como fazer uma revisão perto da prova

Olá, leitor.

Os estudantes se preparam para o vestibular durante o ano todo. Porém, quando se aproxima, além de intensificar os estudos, é muito importante fazer uma revisão para a prova.

É fato que muitos alunos sentem a necessidade de fazer uma revisão final para as provas. Só que é importante ressaltar, que cada estudante tem a sua maneira de estudar, ou seja, aquela forma que acha mais adequada e satisfatória.

Neste texto, vamos passar algumas dicas para você estudante, que gostaria de fazer uma boa revisão de prova antes do vestibular.

Esse período que é tomado pela ansiedade, também precisa ser organizado. Acompanhe!

Método e aprendizado

vestibular, redação, ENEM, estudantes

Fonte: Shutterstock

Cada pessoa tem uma forma de estudar, assim como um período específico. Para conseguir aproveitar melhor os momentos dedicados aos estudos, primeiro identifique o que funciona pra você, para somente depois colocar em prática os métodos de aprendizado.

Passamos a seguir um método muito prático que atende diferentes estudantes que estão se preparando para o vestibular. Primeiro compreenda que é importante respeitar os próprios limites.

Revisão e organização

Na hora do vestibular, uma boa revisão é essencial.  Este deve ser um dos principais pontos do seu estudo. O aluno deve lembrar que uma boa revisão e organização podem salvar sua prova e manter o candidato mais tranquilo na hora da avaliação.

Para que você esteja melhor preparado,  existem alguns passos importantes a seguir.

1 – Organize “esquemas”, “formulários” ou mapas mentais da matéria

Na hora de estudar, o aluno precisa se encontrar e montar um esquema no qual ele ache mais fácil se organizar e descobrir por onde começar seus estudos.

Esta também é uma excelente forma de reter conteúdo. Faça mapas, gráficos, utilize canetas coloridas para separar os assuntos. Descubra o que melhor funciona para você.

2 – Separe as partes importantes em cada capítulo

Existem pontos-chave na hora do estudo. Preste atenção neles. Separe os seguintes pontos para começar sua preparação para o vestibular

  • As questões mais fáceis que você errou;
  • As difíceis;
  • As que você teve realmente muita dificuldade pra resolver.

3 – Separe um horário semanal para rever aspectos relevantes

Um dos pontos mais importantes na hora de se estudar para o vestibular ou para qualquer outro concurso é separar um tempo para fazer isto.

Tire pelo menos uma hora por dia e aproveite algum momento do final de semana para organizar seus estudos e rever a matéria. Isto pode salvar muito tempo no futuro e ajudar você a conquistar a tão merecida e sonhada vaga na universidade.

4 – Crie um cronograma pra rever esses exercícios ao menos 2 vezes

Tem um capítulo inteiro sobre isso no curso de estudo de alto desempenho, separando por matéria e assunto (alguns precisam de mais revisão outros de menos).

5 – Revise o que aprendeu anteriormente

Aprender é um processo e desta maneira, antes de estudar a próxima lição revise seu aprendizado. É importante que, toda vez que você estiver se preparando para estudar, comece pela revisão do que foi visto anteriormente.

Esta é uma técnica muito eficaz que o ajudará a reter melhor o conteúdo. Lembre-se, esse processo de revisão precisa ser rápido, pois compromete o estudo do dia.

Se você precisar de muito tempo para revisar significa que você não aprendeu direito no estudo anterior.

Fique atento!

Existem alguns detalhes que deve levar em conta na hora de organizar seus estudos. O principal deles é sua saúde e bem estar.

Ninguém consegue se preparar para a maratona que é o vestibular sem também cuidar do seu corpo e se preparar fisicamente.

Existem algumas dicas importantes que você deve levar em conta:

  • Nos dias antecedentes à prova não é recomendável estudar durante a noite ou até mesmo de madrugada;
  • Aproveite para descansar e dormir mais cedo nesses dias. A cabeça deve estar tranquila e descansada;
  • Se possível, faça as revisões no período da manhã e no final da tarde.

Algumas dicas importantes

  • Tenha uma boa noite de sono para assistir as aulas descansado;
  • Faça anotações logo após a explicação do professor;
  • Enquanto estiver estudando faça resumos;
  • Use os resumos para revisar a matéria;
  • Se houver dúvidas, reserve o assunto para estudar em paralelo, fora do horário da revisão;
  • Adotar uma alimentação equilibrada durante os estudos para o vestibular, pode trazer muitos benefícios e um melhor desempenho para o candidato, alimente-se bem e garanta máxima tranquilidade durante a prova;
  • Se alimente bem. Fazer uma refeição leve é o ideal. Não compareça a prova de jejum ou de estômago cheio.

Outras dicas importantes que podem ajudar

A preparação para o vestibular deve ser bem pensada e é um caminho longo. Além de cuidar bem da sua saúde, rever matérias e organizar seus estudos da melhor maneira possível, existem outras coisas que você pode fazer para passar no vestibular com tranquilidade e garantir sua vaga. Acompanhe!

Pratique a redação

Uma das partes mais importantes do vestibular é a redação. Você precisará fazer uma boa prova, mas também deverá escrever muito bem para garantir sua vaga.

Desta maneira, ao menos duas vezes por semana faça uma redação e utilize os temas dos anos anteriores. Você também pode dissertar sobre os temas levantados como possibilidade para a prova do Enem.

Há inúmeros tipos de redação disponíveis na internet. Lembre-se que a redação é fundamental para o bom desempenho no vestibular.

Não esqueça de ler muito e principalmente se manter informado. Isto será uma mão na roda na hora da prova.

Faça exercícios

Não adianta só estudar. Juntamente aos estudos é essencial realizar alguns exercícios. Após os estudos, faça exercícios daquilo que aprendeu.

Isso é uma boa maneira de fixar o conteúdo e ver onde você tem dificuldades. A prática leva a perfeição. Fazer exercícios ajudará você a estar pronto e conhecer seus pontos fracos e fortes para se preparar de maneira exemplar para a prova.

A cada tópico estudado, revise utilizando os exercícios que podem ser encontrados tanto na internet como nos livros didáticos que você utiliza em sala de aula.

Estudar a teoria é fundamental, mas os exercícios também ajudam.

Seguindo estes passos você estará preparado e com certeza conseguirá a tão sonhada vaga no ensino superior.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo