Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Veja hábitos para ajudar você a tirar proveito da leitura em seus estudos

Veja hábitos para ajudar você a tirar proveito da leitura em seus estudos

Olá,

Se já acompanha o Canal do Ensino sabe muito bem como valorizamos a leitura, além das diversas dicas que damos de lugares que você pode encontrar livros, também mostramos como a leitura é importante e pode te beneficiar em diversos aspectos. Dessa vez voltamos aqui com esse assunto para mostrar alguns hábitos para ajudar você a tirar proveito da leitura em seus estudos.

A leitura vai ajudar muito no seu estudo, mas você precisa saber como obter esse proveito, é necessário saber o que ler e como ler. Mas é claro que qualquer tipo de leitura é válido e vai te ajudar de alguma forma, mas o que queremos mostrar hoje são hábitos que vão ajudar no momento do seu estudo.

Provavelmente enquanto estava estudando já aconteceu de ler e reler um texto por algumas vezes e mesmo assim não entender nada. Isso acontece as vezes e você precisa saber como interagir com o que lê, lendo da forma certa vai conseguir absorver melhor as informações e reter o conhecimento por mais tempo.

Veja hábitos para ajudar você a tirar proveito da leitura em seus estudos

Dê uma olhada geral no texto antes de começar

Você precisa dar uma olhada, mas uma boa olhada, não é apenas passar o olho para saber quantas páginas precisa ler, essa olhada é diferente. A ideia é conseguir informações que vai ajudar a saber o que esperar da leitura e vai permitir ler com o foco certo. Nossa dica é fazer algumas perguntas antes de começar, pergunte:

  • Se o material contém um resumo, um prefácio, notas introdutórias ou algo do tipo e o que elas sugerem sobre o conteúdo?
  • Quem é o autor do texto, ele é conhecido, você sabe alguma coisa sobre ele?
  • De que tipo de texto se trata e que tipo de linguagem ele usa?
  • Como o texto está organizado? Ele está dividido em seções, capítulos, tópicos?

Com essas informações será mais proveitosa sua leitura e seu estudo será mais fácil.

Faça anotações úteis

Não adianta nada fazer anotações e marcações no texto que não vão te ajudar em nada e nem facilitam na memorização do conteúdo. Por isso a ideia deve ser dialogar com o texto e registrar as questões que vem na sua cabeça e que acha mais interessante, isso vai ajudar a ativar seu raciocínio e manter sua atenção naquilo que está lendo.

Aposente seu marca-texto

O marca-texto é muito legal, ele deixa seu texto mais bonito, mas apenas isso, o hábito de riscar não vai ajudar em nada. Comece a observar, os textos que você não lembra o que marcou no texto cinco minutos depois de deixar ele de lado. Além disso, usar o marca-texto vai te distrair e dificultar uma segunda leitura. A dica é fazer anotações, é mais fácil de estudar.

Faça anotações nas margens do seu texto ou em post-its

Alguma vez já usou post-its para ajudar no seu estudo? Muitas vezes eles são usados para se lembrar de algo importante, você deve usar essa mesma ideia. Viu algo no texto que é muito importante e deve ser lembrado? Faça um post-its e cole no próprio texto, isso vai ajudar bastante na hora de estudar, são anotações rápidas que mostram o que o texto está falando e o que é importante. Se não quer usar o post-its faça anotações nas margens.

Faça perguntas ao texto

Fazer perguntas não quer dizer que você não entendeu, fazer perguntas ao texto quer dizer que você está usando uma forma diferente de estudar, é um dos hábitos para ajudar você a tirar proveito da leitura em seus estudos. Dessa forma, adquira o hábito de criar e anotar questões a respeito daquilo que você lê e ouve.

Boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo