Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Veja como escrever um bom resumo de livro

Veja como escrever um bom resumo de livro

Olá, leitor! 

Os resumos de livros são importantes para quem está estudando ou não tem tempo para ler uma obra inteira. Por exemplo, aqueles que estão se preparando para concursos, ao fazer uma síntese, compreendem melhor o assunto. 

Porém, o resumo não é apenas copiar os tópicos mais importantes do texto. É fundamental selecionar as informações e ter autonomia para usar as próprias palavras. Desse modo, você irá elaborar o conteúdo a partir da sua interpretação com a obra. Por isso, não é tão simples assim.  

Sendo assim, o objetivo do resumo é informar sobre o que é mais importante no texto. Para tanto, é recomendado uma densidade que não supere 30% da capacidade total do documento original. 

Pesquisas mostram que pessoas com o hábito de fazer resumo lembram 50% mais do conteúdo, diferentemente daqueles que leram muitas vezes mas não estudaram dessa maneira.

E você, como estuda um livro? Tem dificuldades para resumir textos? Continue nos lendo, pois iremos explicar como é possível melhorar isso. 

O que é um resumo de livro? 

Quantos livros você leu? Se recorda de todos? Acredito que não. Mas aposto que se você tivesse reunido os pontos significativos da obra, provavelmente saberia mais informações sobre ela. 

O resumo é a compilação de informações relevantes de um texto original, e não uma cópia do material. Assim, a sua função é relembrar de itens realmente interessantes do conteúdo.

Há vários tipos de resumo. Entre eles podemos destacar: 

  • Resumo indicativo;
  • Resumo informativo;
  • Resumo crítico; e
  • Resumo acadêmico.

 Como fazer um bom resumo de livro? 

Embora pareça simples, fazer um resumo de livro não é tão fácil assim. Sintetizar um material pode ser trabalhoso e requer algumas técnicas importantes, embora o método considerado realmente eficiente seja a prática. A nossa principal dica é: treine bastante, dessa maneira você terá facilidade para escrever.

Aliás, a prática é válida para quem está na faculdade ou irá prestar concurso, porque facilita na absorção do conteúdo. Você pode ler um livro hoje e achar que não utilizará mais o material. Porém, depois de alguns anos, talvez necessite recuperar a obra. Se tivesse feito o resumo, não precisaria lê-lo novamente.

É importante que a introdução do relatório seja bem escrita, a fim de causar uma boa impressão ao examinador. Então, mantenha o leitor atento com frases fortes, também citando o nome do livro e do autor. É indicado que os alunos mais velhos citem o gênero, o tema e questões voltadas ao ponto de vista do escritor da obra.

Saiba que um bom resumo vai facilitar na aprendizagem, ajudando na memorização, compreensão e interpretação. Aliás, consequentemente, ao auxiliar nos estudos, também pode influenciar, positivamente, no resultado da sua avaliação.

Preparado para saber como fazer um bom resumo?

Como escrever resumo de livro

Fonte: Reprodução

 Como começar um resumo de um livro? 

Faça anotações enquanto lê: Você não precisa, necessariamente, passar as ideias e anotações num papel. Apenas assinale, no livro ou caderno de anotação, o parágrafo e a página que considere importante.  

Monte uma lista dos personagens ou assuntos principais: Separe um papel e marque os personagens ou assuntos que sejam relevantes. Ou seja, cuja trama ou história não se desenrolaria sem eles. 

Divida o livro em seções: Cada livro é um livro. O romance será diferente daquele livro teórico para uma determinada disciplina. Por isso, é recomendado dividir o material em seções ou tópico de assuntos e personagens. Assim, ficará mais claro e nítido para você compreender. 

Utilize bullet pointsQuando for fazer o resumo, embora pareça simples, não deixe de usar bullet points (marcadores, para litar itens, em formato de pontos). Eles vão ajudá-lo na visualização e, consequentemente, no aprendizado. 

Características de um bom resumo 

Brevidade – somente as ideias principais; 

Rigor e clareza – exprime as ideias fundamentais do texto, de uma forma coerente e clara, e que respeite o pensamento do autor; 

Linguagem pessoal – não se copia frases do texto; as palavras devem ser suas. 

8 passos eficiente para fazer um bom resumo  

1. Ler atentamente o texto a ser resumido, assinalando nele as ideias que forem parecendo significativas à primeira leitura; 

2. Identificar o gênero a que pertence o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma receita, um discurso político, um relato cômico, um diálogo, etc); 

3. Identificar a ideia principal (às vezes, essa identificação demanda seleções sucessivas, como nos concursos de beleza…); 

4. Identificar a organização – articulação e movimento – do texto (o modo como as ideias secundárias se ligam logicamente à principal);

5. Identificar as ideias secundárias e agrupá-las em subconjuntos (por exemplo: segundo sua ligação com a principal, quando houver diferentes níveis de importância; segundo pontos em comum, quando se perceberem subtemas); 

6. Identificar os principais recursos utilizados (exemplos, comparações e outras vozes que ajudam a entender o texto, mas que não devem constar no resumo formal, apenas no livre, quando necessário); 

7. Esquematizar o resultado desse processamento; 

8. Redigir o texto. 

 Platão e Fiorin (1995), destacam que resumir um texto significa condensá-lo a sua estrutura essencial sem perder de vista três elementos: 

  • as partes essenciais do texto; 
  • a progressão em que elas aparecem no texto; e
  • a correlação entre cada uma das partes. 

 Assim, um resumo deve responder as seguintes questões:  

# Qual é o tema principal? 
# Quais são os temas secundários? 
# Há relação entre os temas principais e secundários? Se sim, quais? 
# Onde e como se desenvolve o tema ou a ação? 
# Qual é a conclusão do tema ou da ação? 

Importante ao fazer um resumo: 

  • Usar as palavras-chave; 
  • As suas próprias palavras; 
  • Uma linguagem objetiva e informativa; 
  • Destaque os principais pontos,  os principais conceitos que o texto apresenta; 
  • Organize as ideias principais; e
  • Elabore questões sobre o assunto. 

 Não deve fazer:   

  • Mudar a ordem das ideias; 
  • Fazer juízos de valor; 
  • Ultrapassar um terço das palavras do texto original;
  • Não copiar trechos inteiros do livro; e
  • Elimine o desnecessário.

Exemplo de um resumo – 1 

Texto – Lendas da Via Láctea 

A Via Láctea era imaginada como o caminho para casa de Zeus/Júpiter. Era também considerada o percurso desordenado da corrida de Faetonte pelo Céu, enquanto conduzia o carro do Sol. Os povos nórdicos acreditavam que a Via láctea era o caminho seguido pelas almas para o céu. 

Na Escócia antiga, era a estrada prateada que conduzia ao castelo do rei do fogo. Os índios primitivos acreditavam que a Via Láctea era o caminho que os espíritos percorriam até às suas aldeias, no Sol. O seu caminho é marcado pelas estrelas, que são fogueiras que os guiam ao longo do caminho. 

Resumo: 

Existem várias lendas acerca da Via Láctea. São vários os povos, desde os Gregos, os Nórdicos e os Índios primitivos, que interpretam a Via Láctea como um caminho, um rio celestial ou como guia das almas até ao céu. 

Exemplo de um resumo  – 2

“Então é sexta-feira, e Maria resolveu ir ao supermercado fazer as compras da semana. Quando ela apertou o botão do elevador do seu prédio para ir até a garagem pegar seu carro, percebeu que o elevador estava quebrado, então ela teve que descer pelas escadas. Maria chegou na garagem bem cansada, afinal, ela mora no apartamento 1102, que fica no décimo primeiro andar, e respirou fundo antes de entrar no seu Fiat Palio.  

Ao chegar no supermercado, Maria comprou leite, iogurte, banana, maçã, cenoura, beterraba, detergente e sabão em pó, que eram os itens que estavam faltando, e voltou para casa cansada, mas feliz.”  

Referência: “Maria foi de automóvel do seu prédio até o supermercado fazer compras”, Portal São Francisco.

O que acharam de nossas dicas para escrever resumos? Comece a treinar aos poucos, inicie com alguma reportagem que você leu. O resumo, com certeza, pode facilitar seus estudos!

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo