Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Veja como escrever um bom resumo sobre livros

Veja como escrever um bom resumo sobre livros

Oi pessoal!

Os livros além de serem ótimas ferramentas para ampliar o entendimento sobre o mundo e a sociedade, são também o recurso preferido dos professores para o ensino. Por esse motivo, não é raro que eles peçam resumos ou relatórios aos alunos, cujo grau de dificuldade varia de acordo com o nível escolar do estudante.

Para ajudar nesse momento, trazemos aqui algumas dicas para escrever um bom relatório sobre livros.

Resumos sobre livros

No primário, os alunos produzem textos com detalhes da história, definições dos personagens e algumas opiniões e impressões gerais a respeito da leitura. Já os mais velhos desenvolvem uma atividade mais elaborada que incluem novos parâmetros, como explicações e exploração das mensagens por trás do que é intuitivo. No texto deles existe forte presença de opiniões, dessa vez melhor consolidadas e argumentadas.

Como escrever um resumo sobre livros

É importante que a introdução do resumo ou relatório seja bem escrita para causar uma boa impressão no professor sobre o que você irá desenvolver durante o texto. Então, mantenha o leitor atento com frases fortes, também citando o nome do livro e do autor. É indicado que os alunos mais velhos citem o gênero, o tema e questões voltadas ao ponto de vista do autor da publicação.

Uma boa dica para a elaboração de resumo é, antes de começar a desenvolver o texto, fazer uma lista com pontos relevantes como:

  • características de classificação (se a obra faz parte de uma série)
  • pontos de vista que você teve durante a leitura (se o texto foi bem escrito e se você gostou da experiência)
  • nesse último texto use informações básicas do livro e sua argumentação.

Na conclusão do seu trabalho, escreva um ou dois parágrafos contendo sua opinião sobre o final da obra, se ela seguiu a linha que se propôs desde o inicio e para qual tipo de público a leitura é recomendável. Também reforce o nome da publicação e do autor, pois alguns professores valorizam essa informação repetida.

Com essas dicas, depois de ler o livro com atenção, escrever bem o resumo ficou mais fácil. Experimente.

Até a próxima!

comentários (1)

  • maria nilva oliveira pereira silva

    muito obrigada pela ajuda, pois mesmo essa matéria me ajudou e muito na formulação do resumo do livro que li .

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo