Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Veja como encorajar os estudantes através dos erros

Veja como encorajar os estudantes através dos erros

Oi Pessoal!

Muitos estudantes relacionam seus erros com fracasso, ao invés de vê-los como etapas necessárias para a consolidação do processo de aprendizado. Esse tipo de pensamento é muito prejudicial para a autoestima do estudante e é, na maioria das vezes, estimulado por provas e testes.

Alguns estudantes se sentem tão desencorajados que acabam perdendo a vontade de continuar progredindo quando encontram dificuldades e isso prejudica muito o desempenho em matérias cumulativas, como a Matemática. Porém, é possível evitar que isso ocorra adotando uma nova abordagem em sala de aula.

Confira 5 dicas que vão ajudá-lo a mudar a forma como seus alunos enxergam os erros:

1- Mudança de Perspectiva
Muitos alunos tem essa visão negativa do erro enraizadas, é preciso mudar essa ideia retrabalhando essa imagem, identificando oportunidades de aprendizado nas falhas. Identifique na resposta incorreta algum traço que seja aproveitável e trabalhe o raciocínio a partir desse ponto.

2- Aja positivamente em relação aos erros

Sempre ajude os alunos a superarem os problemas reagindo de maneira positiva a fim de encorajá-los a melhorarem sempre. Caso o aluno de uma resposta equivocada em frente à sala, não chame a atenção para o lado negativo, faça com que ele se sinta incentivado ressaltando a importância da participação em sala.

3- Crie uma atmosfera favorável
Os estudantes devem se sentir confortáveis em expor suas ideias em sala de aula. Por esse motivo não devem ser censurados ou desencorajados a se comunicar, mesmo que seu posicionamento seja divergente da turma. Também é importante valorizar respostas incorretas como uma oportunidade para demonstrar para a turma a resposta correta e tirar dúvidas. Assim, a sala inteira aprende.

4- Busque as causas dos problemas
Procure entender as causas do desempenho ruim do estudante em determinada disciplina, que podem ser desde uma dificuldade comum que pode ser solucionada facilmente com mais estudo, até distúrbios que causam déficit de atenção. É importante identificar qual é o problema para que ele seja resolvido o mais rápido possível, para que o aluno possa progredir nos estudos.

5- Dê feedback
Aponte os equívocos em trabalhos e provas anotando explicações corretas e sugestões para que os estudantes consigam entender onde precisam melhorar. Realize reuniões de feedback para falar sobre notas e comportamento, dessa maneira os alunos conseguem avaliar melhor seu próprio desempenho. Para potencializar essas sessões forneça material complementar de estudos, leitura e exercícios extras para que esses alunos se tornem mais ativos e independentes na construção do conhecimento, corrigindo os próprios erros.

Adotando essas práticas, seus alunos sempre procurem aprender por meio de seus erros e se sentirem motivados a melhorar seu desempenho.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo