Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Veja como conseguir bolsa em universidades públicas

Veja como conseguir bolsa em universidades públicas

Olá estudantes,

Existem programas de bolsas de estudo oferecidos por Universidades Públicas que oferecem auxílios a estudantes de baixa renda. Em geral, esses auxílios contemplam as necessidades de alimentação e moradia.

A bolsa carência é concedida a alunos de baixa renda comprovada e contempla os alunos com a gratuidade, integral ou parcial, das despesas com alimentação dentro da instituição durante o período letivo.

Como conseguir bolsa de universidades públicas

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Na UFRJ o benefício é concedido a alunos que estagiem por um período de 12 horas semanais no Campus Universitário.

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Na UFV a bolsa carência é concedida a alunos que desenvolvem atividades nas áreas administrativa, de ensino ou de pesquisa. Sendo essa bolsa integral para os que desenvolvam essas atividades por um período de 6 horas semanais, e parcial para quem realiza as atividades por 4 horas semanais.

Universidade de Brasília (UnB)

Na UnB existe o Programa de Bolsa Alimentação em que os Restaurantes Universitários (RU) oferecem refeições bem mais baratas para os estudantes que estão no programa.

Também existe a monitoria remunerada para alunos que apresentam bom desempenho escolar e auxiliem os professores em tarefas didáticas, incluindo a preparação de aulas e trabalhos escolares, realizações de trabalhos práticos e experimentais. Tudo isso de acordo com o nível de conhecimento e experiência na disciplina.

– Universidades como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecem a possibilidade de solicitar moradia em alojamentos através do programa de Bolsa Moradia. Essas universidades possuem instalações nos seus próprios campi.

—> Clique aqui para encontrar bolsas de estudo em faculdades de todo Brasil <—

Seleção para as bolsas de estudo

Para solicitar as bolsas, o aluno deve se dirigir até a secretaria da universidade onde estuda ou pretende estudar para obter informações sobre normas e prazos definidos para cada tipo de benefício. A situação de cada solicitante será avaliada considerando-se os indicadores socioeconômicos.

Como as universidades públicas do país estão passando por algumas restrições financeiras, o período de espera entre a entrada e a concessão do pedido pode demorar de um a dois semestres letivos.

Tente conseguir a bolsa de estudos que deseja e realize seu sonho de estudar em uma grande universidade brasileira!

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo