Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Veja 7 dicas para melhorar a interpretação de texto

Veja 7 dicas para melhorar a interpretação de texto

Olá, leitores!

A boa interpretação de texto é essencial para a vida, não pense que só adolescentes precisam ter uma boa interpretação de texto, adultos já formados também precisam. A interpretação de texto é importante para todos. Já começou a ler um texto e não entendeu nada? Já pegou um contrato para ler e precisou voltar algumas vezes para ter uma interpretação melhor?

A interpretação de texto é necessária até para entender o comentário que seu amigo fez sobre política, arte ou religião e, colocou no Facebook. Para que você não tenha dificuldade em conseguir interpretar bem um texto, nós vamos mostrar 7 dicas, com elas você não terá mais problema em entender um texto na prova de português, o texto do Enem, o contrato ou o comentário do seu amigo:

1º Dica – Leia. A leitura é fundamental para ter uma boa interpretação de texto, você já deve ter reparado que uma pessoa que tem o hábito de leitura consegue processar melhor as informações de um artigo, do que um indivíduo sem o costume de ler. A leitura é importante e, quanto mais você ler, mais facilidade você terá em entender um texto. Mas nossa dica de leitura não é apenas para livros, leia outras em outras plataformas também, como blogs, jornais, notícias na internet e até propagandas. Cada um desses tipos de textos vão te ajudar de alguma forma a melhorar sua interpretação de texto.

2º Dica – Escreva. Isso mesmo, quando começa a escrever e colocar suas ideias no papel, você percebe como o texto está sendo construído e como ele flui, dessa forma você consegue entender melhor também o texto de outras pessoas. Assim como a leitura, a escrita também é importante para melhorar a interpretação de texto e muitas pessoas a deixam de lado.

3º Dica – Tenha um dicionário em mãos. Algumas vezes fica difícil entender um texto por causa das palavras usadas. Se o autor gosta de usar palavras desconhecidas você vai ter dificuldade para ler e entender. Não conhecer uma palavra ou outra é normal, talvez o próprio contexto vai te ajudar a entender, mas, mesmo assim, tenha um dicionário para tirar qualquer dúvida. As dúvidas vão existir, pode ter certeza disso, ninguém é conhecedor de todas as palavras.

letras-e-sinais-embaralhados

4º Dica – Volte quantas vezes precisar. Para melhorar sua interpretação de texto é necessário treino e para isso você pode ler um texto que achou complicado e voltar quantas vezes achar necessário até entender palavra por palavra. Essa é uma técnica que parece chata e muito demorada, mas isso é importante. Se você não faz isso não vai entender nada sobre o conteúdo do texto e chegará no final dele sem saber exatamente o que o autor estava falando. Pratique com textos bem complicados e volte quantas vezes achar necessário, depois de fazer isso e treinar bastante, você vai perceber o quanto a sua interpretação de texto melhorou.

5º Dica – Divida o texto em frase ou parágrafos. Essa é uma dica bem legal e que ajuda na melhor interpretação, o interessante é que, com o tempo, você vai fazer isso tão rápido e sem perceber, que irá entender todo o texto com muita facilidade. Quando você lê frase por frase, paragrafo por paragrafo, fica muito mais simples de entender o que o autor quer dizer. Essa é uma pausa para você parar e pensar o que ele quis dizer em certo trecho. Depois de ler e compreender, pule para a próxima frase.

6º Dica – Deixe a ideia do autor prevalecer. Você já se pegou conversando com o autor do texto ou até mesmo discutindo sobre o assunto? Muitas pessoas fazem isso quando estão lendo algo que não concordam, mas para uma boa interpretação de texto, você precisa deixar a ideia do autor prevalecer e não a sua. É claro que o leitor pode e, frequentemente, têm uma opinião diferente do autor do texto, mas para fazer uma boa interpretação, é necessário aceitar a opinião do escritor, depois você pode discutir com ele, mas antes entenda o que ele quer dizer e expor.

7º Dica – Treine. Você pode treinar sua interpretação de texto de várias formas, pode fazer exercícios de interpretação de texto como os de escola. Encontre textos legais que tenham exercícios de interpretação, alguns são bem simples, mas outros são mais complicados, o que pode servir de degrau para aumentar o nível de dificuldade. O treino de interpretação de texto é importante ao se preparar para um vestibular por exemplo.

Bons estudos e boas interpretações.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo