Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Veja 3 dicas para ler um mapa

Veja 3 dicas para ler um mapa

Olá leitores do Canal do Ensino!

Aposto que, alguma vez na vida, você já teve que enfrentar um mapa. Se não foi nas aulas ou provas de geografia, foi em alguma viagem. Esta informação, portanto, pode ser valiosa para o vestibular e quando você estiver perdido em algum lugar desconhecido.

1 РPor que ̩ importante saber ler um mapa

Mapas são as ferramentas básicas da geografia. Eles nos permitem descrever fenômenos espaciais no papel. Há certas convenções usadas na cartografia que facilitam o entendimento e a leitura do mapa.

2 – O que procurar no mapa

Um bom mapa sempre terá uma legenda que mostra o que cada símbolo significa. Não adianta olhar para as linhas do mapa sem ler a legenda, ela está para ajudar a entender os símbolos.

3  – O que se vê num mapa

Um mapa é uma representação de um ponto da terra. Todo mapa tem uma rosa dos ventos. É através dela que você saberá o que é norte, sul, leste e oeste. O título do mapa também contribui com informações importantes sobre ele. Por exemplo, você pode esperar algo totalmente diferente de um mapa sobre desemprego e topografia. Cores também estão presentes num mapa. Azul para rios, marrom para montanhas. Para outras cores, basta olhar na legenda para descobrir o que significam.

Compartilhe essas dicas!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo