Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Vantagens e desvantagens de cursar medicina em outro país

Vantagens e desvantagens de cursar medicina em outro país

Olá, leitores!

Muitas pessoas buscam estudar no exterior, pois sabemos que as vantagens são inúmeras, porém há dois lados opostos nesse caso. Nesse artigo vamos ver os prós e os contras de cursar uma faculdade de medicina no exterior.

Prós

Flexibilidade e Multidisciplinaridade

O sistema educacional do Brasil é diferente do praticado no exterior. Exemplo: aqui os estudantes precisam passar por toda a pressão de decidir o que pretendem seguir na carreira profissional. Já em outros países essa fase é muito mais tranquila e flexível, por exemplo, a filosofia pertence ao ensino liberal arts, ou seja, permite que o aluno tenha uma formação multidisciplinar, conhecendo e experimentando sobre diversas matérias, possuindo uma formação multidisciplinar e, depois, pode se especializar no que deseja.

Experiência internacional

A Oxford Economics realizou uma pesquisa global com diversos profissionais da área de recursos humanos e identificou quatro áreas que estão com extrema necessidade de novos profissionais competentes. Uma área em destaque é a área de habilidade de administração de equipes diversas, entendimento de mercados internacionais, e diversas áreas de medicina que faz com que o estudante tenha uma grande disciplina e um currículo rico por conta de ter uma experiência internacional em sua área.

Estudar nas melhores universidades do mundo

Os estudantes que forem em busca de estudar no exterior, principalmente medicina, estarão usufruindo das melhores faculdades no mundo. Uma prova disso acontece nos Estados Unidos, lá são em média 100 faculdades exemplares, no Reino Unido 44 e, no Brasil, temos apenas a USP, portanto não podemos negar que por mais que a Universidade de São Paulo conte com excelentes profissionais, as universidades do exterior permitem um desenvolvimento e uma preparação bem melhor.


Vida no campus e atividades extracurriculares à disposição

As universidades do exterior contam com uma grade curricular muito superior a nossa, incluindo idiomas, cursos que aqui seriam livres ou extras lá são obrigatórios, principalmente por visar que o aluno saia da universidade como um profissional extremamente competente e capaz, com um nível curricular exemplar. No exterior eles visam desenvolver as competências múltiplas de cada um, valorizando-os perante o mercado de trabalho.

Crescimento pessoal e autonomia

Um dos grandes ganhos com a experiência de estudar fora é o crescimento pessoal que a saída da zona de conforto proporciona, autonomia, independência, responsabilidade e muito mais. Estudar fora é essencial para os jovens, pois traz diversos benefícios, independente da carreira profissional.

medicos-enfileirados

Contra

Custos de estudar fora

Sabemos que estudar fora traz muitos gastos o ensino superior no exterior pode custar em média 125 mil reais, dependendo da área os cursos de medicina costumam ter um alto valor, enquanto uma faculdade de administração no Brasil em uma renomada faculdade pode custar no máximo 32 mil reais, porém os benefícios de estudar medicina ou qualquer outra área no exterior é muito grande, principalmente em relação a qualidade de ensino.

Dificuldades na adaptação cultural

Uma grande dificuldade de cursar medicina ou outra profissão no exterior é em relação ao costumes e principalmente pela preparação, pois além de todas as adaptações necessárias de clima, estar longe da família e amigos, temos a preparação com o estudo, porém nada que um esforço a mais e a procura por mais dicas não irá resolver, tudo é questão de disciplina e foco.

Estar fora do mercado brasileiro

Os estágios, workshops, palestras, cursos, eventos e feiras, são fatores que enriquecem seu currículo e o preparam para o mercado brasileiro, porém quando se tem tudo isso do exterior, com uma bagagem ampla, acaba perdendo o vínculo com o mercado brasileiro, porém muitos estudantes vão para o exterior para estudar e acabam seguindo suas carreiras por lá, outros também voltam de início enfrentam uma dificuldade mas se desenvolvem bem com o mercado profissional.

Validação do diploma

O diploma do exterior não é válido no Brasil sem um processo. O diploma adquirido no exterior deve ser validado, um procedimento que costuma ser burocrático e, muitas vezes, pede testes adicionais principalmente na carreira de medicina e direito, porém a diferença dos sistemas educacionais podem tornar o processo impossível.

Atrasar seis meses na graduação

O ano letivo da faculdade no Brasil tem inicio entre fevereiro e março, porém nos EUA e Europa o ano letivo se inicia em agosto ou setembro. O calendário é muito diferente no nosso, isso é algo muito ruim e pode gerar atrasos.

E você, o que acha sobre a graduação em medicina no exterior?

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo