Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Vantagens e desvantagens da escola charter

Vantagens e desvantagens da escola charter

Olá, leitores!

O conceito de escola charter descreve a escola pública emancipada e gerenciada tanto pelo poder público quanto pelo privado. Tem sido considerada um modelo inovador de ensino que conta com parcerias empresariais para que sejam desenvolvidas de maneira livre de metodologias e falhas identificadas tanto nas regulamentações legislativas, quanto nos planos de aulas. Entre os princípios da escola charter, destaca-se a facilitação na gestão de ensino e reformas educacionais.

O modelo de escolha charter se espalhou pelo mundo devido aos resultados positivos que essa metodologia destacou-se em meio aos sistema de ensino convencional. Nos Estados Unidos, este modelo foi aplicado com muito sucesso na cidade de Nova York, a aceitação norte americana se deu por consideração à inovação, qualidade e efetividade. Em Chicago, a rede pública também aceitou muito bem as propostas do modelo de escolha charter, ela está vigente desde 1996 e recebe atualizações contínuas que favorecem a expansão deste novo método de gestão de ensino. Assim como na América do norte e do Sul, relata-se a atuação deste sistema inovador de escola autônoma na França e outros países da Europa.

No Brasil, existem escolas que utilizam o modelo charter em poucos lugares, pois ainda é uma experiência pouco conhecida. No estado de Pernambuco, foi implantado o modelo de escola charter desde 2001, o Procentro.

O Procentro surgiu depois de uma iniciativa de um ex-aluno diante das necessidades de reformar o ensino, a ideia era resgatar um colégio público e a partir desse fato deu início as negociações junto a Secretaria de Educação de Pernambuco, resultando em mudanças pedagógicas, gerenciais, elaboração de modelo de escola pública de qualidade. A iniciativa privada: ICE (Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação) que é uma entidade privada sem fins lucrativos em parcerias com Secretarias da fazenda e da Educação, Casa Civil e governo do estado. Esta fusão de esforços fortaleceu as lideranças frente este projeto e, enfim, executaram os planos de escola modelo, buscando incentivos e assumindo a responsabilidade de buscar condições para implantação de mais escolas que seguem este sistema de ensino da escolas chater’s no Brasil.

Pontos positivos e negativos do modelo de escola charter:

elementos-de-educacao

  • Escola em tempo integral;
  • Busca modelo de excelência;
  • Soluciona problemas comuns e enraizados das escolas públicas;
  • Assume responsabilidade sobre a gestão e faz parcerias para sustentabilidade dos projetos e expansão dos ideais do modelo de escola charter,
  • Delega atribuições sérias da educação á órgãos reconhecidos e competentes interessados na melhoria da educação e reforma no ensino;
  • Maior autonomia da gestão.

Já os pontos negativos:

  • Existem poucas escolas que seguem este modelo de escola charter;
  • Muitas entidades, órgãos estatais e até mesmo a comunidade civil não é habituada e teme a ineficácia dos métodos não convencionais de ensino;
  • No caso do Brasil, a ideia de tirar autonomia do estado pelas escolas públicas e delegá-las a outros interessados soa com desconfiança, pois o pensamento de privatização está enraizado como algo negativo para a Nação.

Diferenças entre o ensino convencional e o modelo de escolas charter

Onde existem escolas charter no Brasil e no mundo, existem também muitas controvérsias quanto a este sistema de ensino. O ensino das escolas convencionais aguardam decisões dos lideres políticos e órgãos competentes para atenção a cada demanda surgida. Muitas escolas públicas seguem um modelo de gestão, didática e metodologia pedagógica utilizada em diversos pontos, como a ordem das disciplinas e carga horária por exemplo que, por vezes não é suficiente para formar as gerações para as mudanças da atualidade. O foco é na aprendizagem e no melhor aproveitamento das capacidades de desenvolvimento da geração que cuidará da sociedade no futuro. A valorização do professor também é muito evidente, eles são atores principais com compromisso social de adaptar os estudantes ao ritmo intenso de estudos.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo