Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ciências Biológicas » Vantagens de se aprender botânica

Vantagens de se aprender botânica

Olá, leitores!

A biologia é o estudo de todas as formas de vida existentes na terra. É perceptível até pelo nome da ciência: bio é um sufixo grego (bios) que significa vida; logia vem também do grego (logos) e significa estudo.

A biologia estuda tudo que envolve os seres vivos, desde os maiores até as células. Nascimento, morte, reprodução, como obtém energia, quais são as condições ideais de existência, entre muitas outras áreas que se podem observar nas diferentes formas de vida.

Sendo assim, a biologia se divide entre diversas ramos de estudo: citologia, zoologia, biologia molecular, genética, histologia e muitos outros. Entre a variedade dos ramos de estudo que a biologia contempla, vamos falar da botânica. Você sabe o que é a botânica?

O que é a botânica?

Consta-se que botânica é uma palavra que surgiu do grego botané, que significaria planta. A botânica é o ramo da biologia que estuda as plantas e as algas em todos os seus aspectos. Então, a botânica vai estudar como as plantas nascem, como elas morrem, como elas se reproduzem; também vai estudar como são as células das plantas e todas as suas partes, qual é o seu habitat natural, como obtém alimento, como ficam doentes, em que lugar da cadeia alimentar estão, entre outros temas relacionados.

Como aprender botânica?

plantas-e-flores

Você pode aprender botânica através de muitas maneiras. Você pode aprender botânica através das suas aulas da escola/cursinho e através dos seus livros. Pergunte ao seu professor quais livros de botânica você pode ler para aprender um pouco mais.

Você também pode aprender botânica observando as plantas. Visite um jardim próximo a sua casa e observe as plantas nos seus detalhes, tomando cuidado com aquelas que, eventualmente, podem te causar alguma reação indesejada.

Ao visitar parques, bosques e jardins botânicos, com seus amigos, com seus pais ou em uma excursão escolar, você pode analisar muitas coisas sobre uma variedade enorme de plantas. Você pode analisar a textura da casca das árvores, as cores e o formato das flores, como há um padrão de reprodução entre as plantas da mesma espécie.

A internet também pode te ajudar nisso. Você pode consultar sites que falem sobre botânica. As enciclopédias podem ensinar muita coisa, mesmo que se utilizando de termos mais técnicos e nesse caso você não pode ter vergonha de pesquisar sobre o que você não sabe ou de perguntar para alguém que saiba esclarecer suas dúvidas. Alguns canais no YouTube sobre botânica também podem te ajudar.

Vídeos sobre botânica

Para alguns, os livros e as aulas expositivas não são tão funcionais como os vídeos podem ser. Os vídeos têm uma série de vantagens, inclusive recursos audiovisuais que uma aula expositiva não consegue proporcionar.

A botânica é uma matéria que geralmente cai nos vestibulares, principalmente os de universidades públicas. A maioria dos canais de cursinho online como o Descomplica e o Oficina do Estudante tem vídeos com os temas de botânica que mais caem no vestibular.

Se você busca estudar botânica mais a fundo, também existem canais que podem te ajudar. Um destes é o canal Biologia com o Professor Jubilut, que abrange diversos temas da biologia. Também podemos falar do canal Brasil Bioma, que trata apenas de botânica e tem vídeos incríveis sobre o tema.

Onde um profissional dessa área pode atuar?

Um botânico pode trabalhar para empresas, fazendo pesquisas e na parte de desenvolvimento de produtos. Pode trabalhar também como consultor ambiental. Ainda, pode trabalhar em museus, parques e jardins botânicos. Ainda há o trabalho acadêmico, onde é focado nas escolas e universidades.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo