Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Vantagens de ensinar biologia com experiências

Vantagens de ensinar biologia com experiências

Olá, leitores!

A matéria de biologia muitas vezes é tratada como um conteúdo teórico, o professor explica e lê bastante para os alunos, mas não precisa ser apenas assim. A biologia pode ser uma matéria mais interessante e envolver os alunos assim como a química e a física. Se você é professor e dá aula desse tema não deixe de aprender como deixar sua aula mais criativa, veja as vantagens de ensinar biologia com experiências.

O tipo de experiência que vai fazer com os alunos é você que escolhe, até porque vai depender muito do assunto estudado, mas pode ter certeza que experiências não vão faltar para você trabalhar com os alunos. O que queremos mesmo é mostrar que esse tipo e estilo de aula pode ser bem interessante, afinal, este método funciona em outras disciplinas também.

Vejamos então algumas vantagens de ensinar biologia com experiência, separamos alguns tópicos que provavelmente vão te ajudar a convencer e mudar sua forma de ensinar:

Cativa os alunos – As aulas de biologia, muitas vezes, são muito teóricas, o professor passa a matéria no quadro e explica para os alunos, depois pode ter uma atividade relacionada a matéria para ver se os alunos aprenderam o que foi explicado. Mas esse tipo de aula pode tornar-se cansativo, por isso, não deixe de levar experiências diferentes para a sala de aula, dessa forma você vai atrair mais os alunos, eles vão ficar envolvidos e cativados. Pode ter certeza que você terá toda a atenção deles quando fizer uma experiência em sala de aula.

É mais fácil de lembrar – Muitas vezes alguns temas e conceitos são esquecidos na hora de uma prova, o aluno sabe o que o professor falou, mas tem dificuldade de lembrar, pois não tinha nada para chamar sua atenção. Mas imagine a diferença que a experiência com um tema mais complicado pode fazer, o aluno não vai esquecer o que você queria explicar com a experiência que fez, muitas vezes vai se lembrar de todos os detalhes. Por isso, essa é mais uma vantagem de ensinar biologia com experiência.

Uma dinâmica diferente – É bom mudar, você como professor deve ficar cansado de entrar em várias salas por dia e ensinar matérias diferentes de biologia. Essa é uma rotina bem cansativa para os professores, mas para os alunos também é. Por isso, ensinar uma experiência vai dar uma dinâmica diferente para a aula, o professor não vai precisar chegar e encher o quadro de matéria. A experiência é como o filme, uma palestra ou uma apresentação de trabalho, eles mudam a dinâmica da aula.

Uma forma de estudar fora de sala – Levar os alunos para outro ambiente, que não é a sala de aula, é uma outra vantagem interessante, vocês podem continuar dentro da escola, mas só de sair da sala de aula que estão acostumados já tem vantagens. Não deixe de incentivar isso na sua escola, todo estudante gosta de atividades diferentes e quando aliamos ao estudo fica ainda mais interessante.

Cria uma aproximação entre professor e aluno – Você já fez alguma experiência em sala? Já reparou como o envolvimento dos alunos é muito maior? Nesse caso a aproximação e identificação do aluno com o professor também aumenta e melhora. Quando um educador entra na sala e só passa a matéria ele não envolve os alunos e não cria intimidade. Essa intimidade é boa, os alunos precisam aprender e, quanto mais intimidade tiver, mais a vontade vai ficar para perguntar, dizer que tem dúvidas, entre outras coisas.

Viu como existem muitas vantagens de ensinar biologia com experiência? Agora é só pensar em experiências interessantes para ensinar em sala de aula ou em outros ambientes, você não precisa ficar preso ao quadro negro, quanto mais envolver os alunos, melhor será. Agora não esqueça de compartilhar esse assunto com outros professores, muitas matérias podem envolver experiências.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo