Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Vale a pena fazer concursos em meio à crise?

Vale a pena fazer concursos em meio à crise?

Olá,

Passar em um concurso público é o sonho de muitos brasileiros. Fatores como a estabilidade no emprego, bons salários, benefícios e um cargo no governo sempre atraem aqueles que estudam para realizar a prova.

Algumas pessoas fazem do concurso público um projeto de vida, como aqueles estudantes que passam anos tentando entrar em uma Universidade Federal em cursos muito disputados. Durante esse período, que pode demorar anos, os “concurseiros” investem tempo, dinheiro, energia física e psicológica em busca desse grande sonho.

Diante de tanto esforço e investimento nesse projeto, será que compensa se dedicar a um concurso público durante o momento de crise que estamos passando?

Sonho X Crise

Para ajudar a responder essa pergunta, é necessária uma reflexão: o que significa o concurso público para você? Para quem resume a experiência à estabilidade e um bom salário, talvez as chances de desistir ao longo do caminho sejam grandes e, dessa forma, o investimento não vai valer a pena.

Existem muitos gastos com cursinhos preparatórios, material didático, locomoção, alimentação, além do investimento de tempo. Momentos de lazer e descanso muitas vezes precisam ser deixados de lado por quem deseja se dedicar aos estudos.

Além disso, passar em um concurso público não significa que o emprego estará disponível no dia seguinte, como acontece no setor privado. Muitas pessoas esperam anos para serem chamadas para ocupar a vaga. Existe todo um desgaste físico e psicológico para alcançar esse objetivo, por isso, é necessário refletir se esse realmente é um caminho que será levado a sério.

Já se o concurso público é uma meta muito bem definida para a sua vida, o investimento pode valer a pena, mesmo em tempos de crise. Essa situação pode tornar-se uma motivação a mais para aqueles que já estão decididos em construir uma carreira no setor público (e não ter apenas um emprego vitalício).

Para passar em um concurso, estudar alguns meses depois da divulgação do edital não é o suficiente. Quem quer de verdade uma oportunidade precisa estudar o ano todo e estar preparado (a) quando o edital for divulgado.

O momento difícil que o país passa no momento não precisa interferir nos seus planos e metas pessoais, já que existem várias maneiras de contornar essa situação (através de aulas gratuitas na internet, por exemplo). Visualizar as ótimas oportunidades que aguardam no futuro é uma ótima forma de renovar as energias e se dedicar aos estudos.

Concursos esperados para 2016

Se você pretende prestar concurso público no próximo ano, confira abaixo alguns dos editais mais aguardados em 2016:

  • Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT
  • Ministério do Trabalho e Emprego – MTE
  • Defensoria Pública da União – DPU
  • Policia Civil do Mato Grosso
  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – Ibama
  • Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra
  • Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel
  • Telebrás
  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil

Reveja suas metas e objetivos para o próximo ano e inicie o planejamento de estudos. Com foco e dedicação, a crise não será um empecilho para conquistar seus sonhos.

Boa Sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo