Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Vai ficar de Recuperação?

Vai ficar de Recuperação?

Olá leitores do Canal do Ensino!

Vai ficar de Recuperação? Pode ter acontecido por vários motivos: conversou mais do que devia, perdeu muitas aulas porque adoeceu, não se entendeu com o jeitinho do professor, estudou pouco ou não compensou a dificuldade que tem na disciplina com um empenho a mais em casa. A primeira atitude que você deve tomar é saber por que entrou nessa fria. Ficar em recuperação é muuuuito chato. Veja como passar por essa e também pelos próximos anos direto!

Força-tarefa

Mesmo que você tenha entrado nessa sozinha, existem pessoas que podem ajudá-la, como aqueles colegas dedicados que gostam de ensinar. Muitos deles, talvez, estejam acostumados a explicar o conteúdo por terem mais facilidade em lidar com a matéria. A própria escola também oferecerá suporte. “Use todos os recursos: frequente o plantão de dúvidas, faça os exercícios extras, vá a todas as aulas. Contratar um professor particular só é válido em casos extremos, para não se acomodar”, diz a coordenadora da orientação educacional do Colégio Dante Alighieri, Silvana Leporace.

A maior barreira

A grande dificuldade de quem pega recuperação é organizar o tempo curto para rever tudo que vai cair na prova. Mas isso não é motivo para pânico. “A recuperação é um recorte do conteúdo com ênfase nos principais pontos e requisitos para o ano seguinte. Por isso, é fundamental fazer os exercícios propostos pelo professor”, revela Silvana.

Além disso, é preciso estudar por conta própria. Para ter tempo para tanta coisa, basta saber administrar seu dia. Ou seja, nada de parar toda hora para lanchinhos, telefonemas e programa favorito de TV. Saiba focar no seu compromisso escolar, por mais que você prefira sair com suas amigas. Pense que, agora, passar de ano é sua maior obrigação. O resto você pode fazer depois da prova.

Concentração é tudo

Para valorizar seu empenho, o melhor é estudar de maneira esquematizada e objetiva, em vez de ficar o dia inteiro fingindo para você mesma que está estudando. Deixe sempre ao seu lado um papel para anotar as palavras-chave do conteúdo e enumerar seus itens mais importantes. Tente se lembrar do que leu, sem colar, e falar para si mesma o que sabe de cada um. Se tiver dúvida em algum deles, consulte os livros. “Durante o processo, fique longe de estímulos como computadores e celulares que são legais, mas não o tempo todo”, aconselha Silvana. Ah! Fim de semana cheio de atividades nem pensar. Descanse e, durante a semana, estude. Aproveite também para repensar o que levou você a essa situação para garantir que em 2010 será diferente. Combinado?

Roteiro de Estudo para o aluno fazer em casa:

– Se informar com o professor quais são os conteúdos a serem estudados e as fontes (páginas de livros, anotações no caderno, atividades em folhas etc);

– Ler todas as páginas que contemplam os conteúdos, dando atenção especial ao que foi sublinhado pelo aluno ao longo do ano;

– Ler todos os registros do caderno;

– Refazer as atividades das páginas que contemplem os conteúdos indicados;

РRefazer as quest̵es das provas e de todas as atividades avaliativas do ano;

РAnotar as d̼vidas que tiver enquanto refaz as atividades;

РTirar as d̼vidas com o professor

Bom estudo!

Fonte: UOL (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 09/12/2019)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo