Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Vai estudar para o vestibular? 5 técnicas para aprender de verdade

Vai estudar para o vestibular? 5 técnicas para aprender de verdade

Olá, estudantes!

Quando você vai estudar, você fica decorando tudo o que lê? Sente dificuldades ao fazer isso? Pois saiba que você não precisa necessariamente decorar nada. Veja aqui 5 técnicas para aprender de verdade e absorver os conteúdos sem precisar da “decoreba”.

O que acontece é que, durante o ano letivo, os estudantes têm que lidar com uma série de conteúdos, seja na escola ou no cursinho. Mesmo que alguns tenham mais facilidade em algumas matérias do que outras, é preciso estar por dentro de todos os assuntos, principalmente se for ano de vestibular ou Enem.

Para isso, apenas decorar fórmulas prontas não é o suficiente: o aluno deve compreender de fato o que está estudando, sabendo aplicar o conhecimento em qualquer situação.

Como estudar sem decorar

Veja abaixo 5 técnicas de estudo para aprender de verdade e não precisar mais perder tempo decorando. Olha só:

1 – Explicação dos conteúdos

Não basta apenas memorizar o significado dos conteúdos. Procure explicar a um colega ou ao professor a sua própria interpretação sobre determinado assunto. Explique o que o levou a chegar nessa conclusão.

2 – Questionamento

Uma boa estratégia para ver se entendeu realmente um assunto é questioná-lo, construindo a sua própria opinião sobre o conteúdo em questão. Em disciplinas da área de Humanas ou em Atualidades, isso pode ser bastante eficiente.

3 – Comparação de conteúdos

É interessante ter o hábito de estabelecer relações entre diferentes assuntos. Afinal, algumas vezes, eles podem apresentar muitas ligações entre si, facilitando o sua aprendizagem.

4 – Desafios

Na hora de estudar, experimente desafiar a si mesmo ou aos colegas. Você pode propor a resolução de um exercício diferente, com um maior grau de dificuldade, para que vocês treinem a capacidade de raciocínio e de trabalhar sob pressão, por exemplo. Essa pode ser uma atividade bastante divertida e motivadora.

5 – Gravações

Gravar os conteúdos, seja a voz do professor durante a aula ou com a sua própria voz, pode ajudar bastante durante os estudos. Isso porque, ao retomar o assunto na gravação, você pode identificar quais foram os tópicos que não ficaram claros, para depois tirar as suas dúvidas. Uma outra dica é gravar as suas próprias observações pessoais a respeito da matéria.

Com estas técnicas de estudos simples e objetivas, você vai conseguir otimizar sua aprendizagem e garantir uma prova de vestibular mais tranquila. Sem decoreba!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo