Você está aqui:Home » Enem » USP quer adotar Enem para ingresso de alunos da rede pública

USP quer adotar Enem para ingresso de alunos da rede pública

Olá estudantes!

Boa notícia para quem sonha em estudar na USP!

A Universidade de São Paulo quer aprovar ainda este ano a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, para selecionar parte dos alunos.

O Enem seria usado para preencher 15% das vagas, sempre voltadas para alunos da escola pública.

A instituição divulgou que em 2015 conseguiu aumentar a proporção de estudantes da rede pública de 32,5% para 35,1%. A meta é ter 50% até 2018.

Processo de adoção do Enem

Na verdade, a adoção do Enem tem sido discutida desde o ano passado. Das 42 unidades da USP, 36 já se pronunciaram sobre o assunto e somente duas não recomendaram o exame como forma de inclusão.

A pró-reitoria vai consolidar a proposta para aprovação até junho no Conselho Universitário, instância máxima da universidade. Desse modo, a mudança poderia valer já no próximo vestibular.

Inclusão

Em se falando de inclusão, uma instituição com a importância da USP é sempre pressionada. O sistema de cotas nunca foi adotado, mas eles apostam num sistema de bônus. Alunos de escola pública têm até 20% de bônus; para negros ou indígenas, a bonificação chega a 25%. No total, cerca de 85% dos alunos de ensino médio estão em escolas públicas.

De acordo com Antonio Carlos Hernandes, pró-reitor de Graduação da universidade, destinar 15% das vagas para o Enem, por meio do Sisu, garantiria que a USP cumprisse a meta com mais rapidez: “As pessoas na universidade entendem que há necessidade de ter um outro mecanismo de ingresso. Todo mundo tem confiança na Fuvest, mas não dá para fazer isso (aumentar a inclusão) lentamente”.

Vamos ficar de olho e qualquer novidade você fica sabendo aqui no Canal do Ensino.

Até a próxima.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo