Você está aqui:Home » Livros Grátis » Administração e Negócios » USP oferece guia on-line gratuito para quem deseja abrir uma startup

USP oferece guia on-line gratuito para quem deseja abrir uma startup

Olá, leitor(a)!

A revolução tecnológica causada pela internet influenciou todos os setores da economia, desde o agrícola até o comercial, e possibilitou a emergência de novos negócios, como as startups. Nesse cenário, a Universidade de São Paulo (USP) oferece um guia on-line gratuito para quem deseja abrir uma startup.

Apesar de o guia de fontes de informação para startup ser voltado para pessoas com desejo de abrir uma empresa, o conteúdo também pode ser utilizado por pessoas que já possuam uma startup. O material foi produzido no campus da USP de São Carlos, cidade que é considerada a “capital da tecnologia”.

Startups e sua situação no mercado

O termo “startup” surgiu durante a chamada “bolha da internet”, entre 1996 e 2001, para designar um grupo de pessoas com uma ideia inovadora a fim de ganhar dinheiro. Atualmente, há uma definição mais técnica e aceita pela maioria dos especialistas para explicar o que é uma startup.

Podemos defini-la como um grupo de pessoas em busca de um modelo de negócios escalável e repetível, trabalhando em um cenário de extrema incerteza. Geralmente, esse grupo possui uma ideia inovadora para solucionar um problema ou otimizar a rotina de um determinado setor, ou da sociedade.

Existem 3 tipos de startups no mundo:

  • B2B: é a sigla de “empresas para empresas”, em português. É a startup que presta serviços para outra(s) empresa(s), como a IBM.
  • B2C: é a sigla de “empresas para consumidores”, em português. Este tipo presta serviços diretamente para o consumidor final, como o Magazine Luiza.
  • B2B2C: é a sigla de “empresas para empresas para consumidores”, em português. Essa startup presta serviço para uma empresa que visa vender seu produto – ou serviço – para o consumidor final, como o Ifood.

É importante ressaltar que não existem startups apenas na internet. O ambiente digital facilitou o surgimento dessas empresas devido à facilidade de divulgação e barateamento de custos, porém, nem todas elas atuam ou possuem foco na internet.

Apesar do cenário de incerteza, em função de não saber se a ideia que gera valor (lucro) será realmente comprovada, o número de novas empresas cresceu muito nos últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABS), entre 2015 e 2019, houve um aumento de 207% no número de startups, saindo de quase 4 mil e 200 para mais de 12 mil e 700 no período.

USP oferece guia on-line gratuito sobre startups

Fonte: Reprodução

Guia de fontes de informação para startups

Com o crescimento das startups no mercado, a USPpor meio do Serviço de Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), desenvolveu um guia on-line gratuitos com diversas fontes de informação para quem deseja abrir uma startup. Ele também pode ser utilizado por quem já possui uma empresa.

O material é composto por vários documentos, sites e portais relevantes para o mundo corporativo, desde a legislação brasileira até fontes de financiamento público e privado, que vão ajudar no momento de abrir a empresa. Ele também mostra a quantidade de startups presentes em São Carlos até 2018.

Apesar de o foco estar em ajudar empresas que buscam se instalar ou já estão instaladas em São Carlos, o guia pode ser utilizado por qualquer startup. Para acessá-lo, clique neste link.

USP e o Portal de Livros Abertos

Esse e outros materiais, como e-books, livros e artigos, estão disponíveis no Portal de Livros Abertos da USP, que desde 2016 oferece acesso gratuito aos conteúdos produzidos pela comunidade acadêmica. Com mais de 200 títulos, o Portal tem o objetivo de aumentar a visibilidade das produções e construir um acervo digital.

Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo é, atualmente, responsável por 20% da produção científica nacional e cada vez mais busca ampliar o acesso aos estudos e pesquisas produzidas pela instituição. Para saber mais sobre o Portal de Livros Abertos, clique aqui.

Uma boa ideia pode ser o início de um empreendimento de sucesso, certo? Compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais, quem sabe não surge uma nova empresa no mercado!?

No Canal do Ensino, leia também:

Boa leitura e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo