Você está aqui:Home » Livros Grátis » Línguas e Idiomas » USP oferece e-books gratuitos para aprender italiano

USP oferece e-books gratuitos para aprender italiano

Olá, leitor(a)! 

Você já pensou em estudar italiano? Então, temos uma ótima notícia. A USP (Universidade de São Paulo) oferece 2 e-books gratuitos para aprender o idioma. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a língua italiana e sobre o material disponibilizado. Acompanhe! 

História do italiano

O italiano é um dos idiomas mais fáceis de serem assimilados por pessoas que falam português. Isso acontece, pois ambas as línguas tiveram origem no latim. Logo, possuem gramáticas, vocabulários e fonéticas similares.  

Ainda, o italiano é amplamente difundido na atualidade. Falado por cerca de 70 milhões de indivíduos ao redor do mundo, é o idioma oficial de países como Itália, Malta, Suíça, San Marino e Vaticano, além de ser usado em algumas regiões da Croácia, Eslovênia, Albânia e de Mônaco. 

Entretanto, o italiano como o conhecemos hoje demorou muito para se popularizar. A língua foi consolidada durante a Idade Média e o Renascimento a partir do dialeto falado em Florença, cidade que crescia em termos comerciais e culturais. Um dos grandes responsáveis por divulgar a língua foi o escritor Dante Alighieri (1265 — 1321), autor de A Divina Comédia.  

Mesmo assim, até metade do século XX, apenas uma pequena parte da população italiana utilizava o idioma na comunicação. Isso acontecia, pois, até 1871, a Itália ainda não havia se unificado, e seu território era ocupado por inúmeros reinos independentes, cada um com a sua língua. O italiano moderno passou a ser usado amplamente pelos habitantes do país apenas nos últimos 50 anos. 

E-books Dire, fare, partire! e Dire, fare, arrivare!

USP oferece e-books gratuitos para aprender italiano

Fonte: Reprodução

Com os nomes de Dire, fare, partire! e Dire, fare, arrivare!, os e-books gratuitos para quem deseja aprender italiano oferecidos pela USP são de autoria das professoras Paola Baccin e Sandra Gazzoni, ambas da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). 

O material está completamente escrito em italiano, para facilitar a familiarização com o idioma, e traz informações e curiosidades sobre a língua. O volume inicial, Dire, fare, partire!, conta com 16 atividades, todas com resposta, além de explicações sobre a língua, curiosidades sobre a Itália e textos sobre as dificuldades que alunos(as) brasileiros(as) costumam ter com o idioma. 

O segundo e-book, Dire, fare, arrivare!, ilustra o estudo da língua por meio dos personagens Tarcísio, que é brasileiro, e Elisa, italiana. Ambos se encontram na cidade de Bologna, na Itália, e percebem suas diferenças culturais e linguísticas. O livro traz também 17 exercícios, novamente com gabarito. 

Os e-books tiveram origem no curso da USP Italiano para Brasileiros, que está acessível de modo on-line e gratuito, podendo ser usado tanto em sala de aula como recurso de aprendizagem, quanto para o estudo individual. 

Portal de Livros Abertos da USP

Os e-books estão hospedados no Portal de Livros Abertos da USP, plataforma que está no ar desde 2016 e tem a missão de divulgar obras acadêmicas e científicas produzidas pelos órgãos da Universidade. Contém mais de 200 livros gratuitos sobre diversas áreas do conhecimento, como ciências biológicas, ciências humanas, ciências sociais, ciências exatas, engenharia, linguística, literatura e arte. 

Pronto(a) para baixar os e-books on-line gratuitos da USP para aprender italiano? Então, compartilhe o artigo nas redes sociais e leve o conhecimento para mais pessoas! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Buona lezione! A presto!
(Boa aula, até logo!) 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo