Você está aqui:Home » Livros Grátis » Artes » USP oferece e-book gratuito que compara moda e arquitetura ao longo da história

USP oferece e-book gratuito que compara moda e arquitetura ao longo da história

Olá, leitor(a)!

Já imaginou qual a relação entre uma cartola e uma chaminé? Ou entre vestidos longos e lareiras? Essas são algumas das comparações presentes no e-book Estilo no Traje, de James Laver (1899 – 1975), que faz uma análise entre a indumentária, a arquitetura e a sociedade ao longo das décadas.

O e-book traz uma curiosa e incomum comparação para explicar as mudanças que aconteceram na sociedade na primeira metade do século XX. A obra está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP).

USP oferece e-book gratuito sobre moda e arquitetura

Fonte: Reprodução

Estilo no Traje

Publicada originalmente em 1949, em inglês, a obra de James Laver fez grande sucesso entre os(as) estudiosos(as) de moda da época. Apesar de Laver ter escrito obras e críticas sobre vários campos, desde teatros musicais até fotografias, ele desenvolveu sua inteligência em moda quando percebeu que a melhor maneira de datar uma fotografia era analisando as roupas que as pessoas usavam nela.

A partir disso, o autor passou a analisar e comparar a moda e as mudanças sociais com outros elementos da sociedade, como a arquitetura. No Brasil, a obra começou a ser traduzida pela especialista em indumentária Sophia Jobim (1940 – 1969), no meio da década de 50, mas ficou incompleta devido à morte da autora.

A tradução só foi concluída quase 70 anos depois, quando o pesquisador Fausto Viana encontrou a versão parcial de Sophia no Museu Histórico Nacional (MHN), em 2007, e deu continuidade ao trabalho. O e-book faz parte da coletânea Traduções de Sophia Jobim – organizada por Fausto – e foi lançado em dezembro de 2020, no Portal de Livros Abertos da USP. Para baixá-lo gratuitamente, basta clicar neste link.

Portal de Livros Abertos da USP

Criado em 2017 pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, o Portal de Livros Abertos é uma plataforma de divulgação de livros acadêmicos e científicos produzidos pela Universidade de São Paulo – tanto por docentes como por funcionários(as) técnico-administrativos. A plataforma funciona como uma biblioteca digital para o público em geral.

O objetivo do Portal é ampliar o acesso às produções acadêmicas e preservar a memória e o conhecimento produzido pela USPO Portal conta com mais de 200 obras gratuitas sobre diversos temas, como engenharia, moda, teatro, história, turismo, entre outros. Para saber mais sobre a plataforma e os títulos disponíveis, clique aqui.

Vamos ajudar o Portal a expandir o contato do público com as produções da USP? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e explore as obras disponíveis na plataforma juntos(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite o conteúdo e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo