Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » USP oferece cursos on-line grátis de Introdução à Ciência da Computação com Python

USP oferece cursos on-line grátis de Introdução à Ciência da Computação com Python

Olá,

Quem está buscando estudar e se profissionalizar para conquistar uma vaga no mercado de trabalho se depara com diversas possibilidades. A popularização dos cursos on-line veio para facilitar a vida dessas pessoas que, muitas vezes, têm dificuldade de se deslocar até uma universidade ou dispõe de poucos recursos.

A USP oferece um curso on-line de introdução à Ciência da Computação na plataforma Coursera, especialmente para quem se interessa pela área da programação, seguindo a tendência das principais instituições do globo.

A iniciativa é uma forma de dinamizar os métodos de ensino através de aulas curtas e ferramentas interativas como quizzes, vídeos, projetos e exercícios com correção automática. As aulas são gratuitas e estão disponíveis no idioma português para qualquer pessoa que tenha acesso à internet.

Segundo os desenvolvedores, não é preciso ter qualquer experiência prévia com programação. Basta dominar os conceitos básicos de matemática do Ensino Fundamental. O curso também é útil para quem já lida com programação, mas quer exercitar o conhecimento.

Aulas ensinam noções básicas de programação

O curso on-line está dividido em duas etapas. Na primeira parte, os alunos aprendem conceitos básicos de Ciência da Computação, além de se capacitarem para desenvolver pequenos programas na linguagem Phyton.

A proposta principal do material educativo é desenvolver o raciocínio para a formulação e resolução de problemas computacionais, um assunto que tem atraído a atenção de muitos estudantes por estar diretamente ligado com a inovação digital.

Depois de concluir a carga de três a quatro horas semanais de vídeos e exercícios práticos de programação, o aluno já estará preparado para a próxima etapa.

Na segunda parte do curso, os estudantes conseguem ter uma visão mais aprofundada sobre conceitos comuns em Ciência da Computação e se tornam aptos para estudar por conta própria usando materiais mais avançados disponíveis na Web. Durante as aulas, é possível conversar com outros alunos, discutir as ideias e materiais apresentados no curso e solicitar ajuda para os exercícios. Para concluir esta fase, é necessário computar duas horas semanais de trabalhos e três horas semanais de aulas e atividades em classe.

Inscrições iniciam em julho

Os interessados podem se inscrever no curso on-line a partir do dia 24 de julho de 2017. Para ter acesso aos vídeos e exercícios, é preciso criar uma conta no site Coursera, que é uma organização educacional que oferece cursos gratuitos através de parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino do mundo. Também é possível se cadastrar com a sua conta do Facebook.

Curso oferece certificado

Caso o aluno tenha interesse em obter reconhecimento pelo seu trabalho, a plataforma também oferece um certificado. Para isso, é necessário que estar aprovado em todas as tarefas do curso com um mínimo de aproveitamento, além de pagar uma taxa de US$ 29. Porém, o pagamento não é obrigatório e você pode optar por concluir as aulas gratuitamente.

A ferramenta dá um prazo de 180 dias para a conclusão das aulas. É possível retornar a qualquer lição durante esse período sem perder o seu progresso nos trabalhos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo