Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » USP oferece curso online grátis para aprender língua indígena

USP oferece curso online grátis para aprender língua indígena

Olá, leitor!

Está interessado em aprender novas línguas? Então você precisa conhecer o curso online grátis para aprender língua indígena. O curso completo, disponibilizado na plataforma da USP, é de fácil acesso e possui duas divisões: O curso elementar de tupi antigo e o curso de língua geral (Nheengatu).

O curso foi desenvolvido e organizado pelo professor titular da USP, Eduardo Navarro. Eduardo é autor do Método Moderno de Tupi Antigo, do Dicionário de tupi Antigo e do Curso de Língua Geral. Ministra o curso de tupi antigo e o curso de língua geral no prédio de Letras da USP. Para obter a certificação, basta responder alguns exercícios e enviar as respostas para o endereço de e-mail do professor.

Vale ressaltar que a bacia do Rio Negro abrange mais de 300.000 Km² e mais de 90% da população é constituída por mais de 23 povos indígenas. São faladas ao menos 18 línguas, dentre elas o português, baniwa, nheengatu e tucano. Um verdadeiro laboratório de línguas.

A língua indígena é considerada um patrimônio cultural do Brasil e não podemos nos esquecer dessa grande riqueza. Se quiser aprender mais sobre a língua indígena, confira informações sobre as duas etapas do curso.

O que você irá aprender no curso elementar?

curso-lingua-indigena

O Tupi antigo é a origem da língua brasileira, é a língua dos primeiros séculos de colonização do Brasil. Nesta primeira etapa do curso completo, você terá acesso aos fundamentos da língua tupi e conhecerá também as relações com a língua portuguesa atual.

É um curso longo com carga horária aproximada de 4 horas de estudo. Dentre os conceitos importantes e diferenciações, você aprenderá ainda:

  • Conhecendo as vogais, consoantes e semivogais;
  • Conhecendo os verbos e preposições;
  • Adjetivos e predicados;
  • A fonética do tupi antigo;
  • Conhecendo os substantivos;
  • Aumentativo e diminutivo.

Todos os módulos desse curso vêm acompanhados de exercícios práticos e exemplos que irão auxiliar no aprendizado efetivo da língua. Para acessar a primeira parte do curso completo para aprender língua indígena, clique nesse link aqui.

Curso de língua geral (Nheengatu)

O curso de língua geral é a segunda fase do curso completo para aprender língua indígena. A língua tupi antiga foi falada até o final do século XVII e após essa data foi transformada na língua geral (Nheengatu) e ainda é falada no vale do Rio Negro.

Nesse curso, de aproximadamente 5 horas de estudo, você aprenderá a história geral do surgimento do Nheengatu, além de tópicos de reforços como:

  • Aprendendo a ler a língua geral;
  • Conjugação dos verbos;
  • Pronomes pessoais;
  • Adjetivos qualitativos e predicativos;
  • Relação genitiva;
  • Preposições;
  • Negativo e interrogativo;
  • Plural dos substantivos;
  • Artigo indefinido;
  • Pronomes adjetivos possessivos;
  • Demonstrativos e relativos;
  • Substantivos com prefixos.

Esse curso conta também com 4 lições práticas focadas nos tópicos principais do curso. Vários exemplos são demonstrados durante o curso. Para acessar a segunda parte do curso completo, basta clicar nesse link aqui, disponibilizado em PDF que pode ser baixado em seu computador.

Gabaritos do curso completo de tupi moderno

Para conferir os acertos e acompanhar seu desempenho no curso, é disponibilizado na plataforma o gabarito do curso completo de tupi. Os arquivos estão disponíveis para download, nesse link aqui. Basta acessar e conferir depois de estudar cada módulo.

Conteúdos complementares do curso I e II

Para tornar o curso ainda mais completo, o Prof. Eduardo incluiu também alguns materiais de apoio para que o aluno tenha um melhor desempenho na língua tupi. Dentre os materiais disponibilizados na plataforma, estão:

Vocabulário Tupi-Português

Este material é um complemento do curso elementar de tupi antigo. Nele contém todas as expressões e palavras essenciais que constituem a língua indígena.

Textos de apoio

O Prof. Eduardo, disponibiliza também em formato PDF para download, vários textos relevantes sobre a língua indígena já publicados na história do Brasil. São estudos artigos, e matérias sobre a língua, alguns escritos pelo próprio professor.

Esse curso completo para aprender língua indígena é considerado um dos melhores cursos e o mais fidedigno que realmente contribui para o aprendizado em línguas. Não deixe de conferir todo o conteúdo para elevar seus conhecimentos na língua origem do povo brasileiro. Confira abaixo, para finalizar, uma citação do Bispo Dom Edson, sobre o curso do Prof. Eduardo Navarro.

A língua é uma riqueza cultural tecida com tradições, costumes, visão de mundo e relações humanas que revelam o ser e a alma de um povo. A língua é defesa, progresso e projeção. O professor Eduardo alia-se ao crescente número de linguistas que nos ensinam o quanto é precioso e imprescindível preservar uma língua, mesmo falada por poucos e nos rincões mais longínquos deste país.” Dom Edson Tasquetto Damian Bispo de São Gabriel da Cachoeira.

(Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 06/12/2019)

Até breve!

comentários (9)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo