Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » USP oferece 4 cursos online gratuitos de nível superior

USP oferece 4 cursos online gratuitos de nível superior

Olá, leitor!

A USP (Universidade de São Paulo) é uma das Instituições de maior renome aqui no Brasil. Foi fundada em 1934 e é reconhecida como a Universidade que traz o melhor Ensino Superior, técnico e profissional, através de uma metodologia de Ensino impecável e um corpo docente dedicado.

A USP é uma das 4 Universidades públicas existentes aqui no Brasil, que é mantida pelo Governo e ligada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Está oferecendo através da plataforma do Coursera, 4 cursos online gratuitos para qualquer profissional ou aluno se especializar. O Coursera é uma plataforma que reúne Instituições e profissionais do mundo todo, trazendo um conteúdo gratuito de alta qualidade.

Conheça os 4 Cursos Online Gratuitos oferecidos pela USP

usp-oferece-4-cursos-online-gratuitos-de-nivel-superior_Prancheta 1

Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1

Neste curso de Introdução à Ciência da Computação, você aprenderá a programar em Python, além de adquirir os maiores conhecimentos sobre os conceitos básicos.

Como é um curso online, aberto a todos, não possui qualquer requisito básico para iniciar. Apenas, é recomendado que você tenha um conhecimento básico sobre o assunto.

Carga horária: Compromisso de 1 hora semanal de vídeo + 2 a 3 horas semanais de trabalhos práticos e avaliações.

Ministrado por: Fabio Kon, professor titular do Departamento de Ciência da Computação da USP.

Nível: Iniciante

Certificado: Sim

Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 2

Esta é a segunda parte do curso para quem quer se aprofundar mais no assunto e ter total domínio sobre o desenvolvimento de programas na linguagem Python. O objetivo deste curso é oferecer um conhecimento amplo ao aluno para que ele seja capaz de criar e escrever pequenos programas em Python e continuar sua jornada por conta própria.

Carga horária: 2 horas semanais de trabalhos + 3 horas semanais de atividades complementares.

Ministrado por: Fabio Kon, professor titular do Departamento de Ciência da Computação da USP.

Nível: Iniciante

Certificado: Sim

Origens da Vida no Contexto Cósmico

Este curso foi criado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Consiste em apresentar ao aluno os conhecimentos mais atuais e as descobertas incríveis realizadas pela equipe de pesquisa. Uma imersão em um assunto intrigante e importante para a humanidade.

Carga horária: 4 semanas de estúdio. Compromisso de 1 ou 2 horas por semana.

Ministrado por: Rodrigo de Souza, Mestrando no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP; Elysandra Figueredo Cypriano, Professora Doutora no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP; Augusto Damineli Neto, Professor Titular no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP; Doulas Galante, Pesquisador Doutor no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP; Amélia Santos, Doutora em biologia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP; Amancio Friaça, Professor Associado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP;

Nível: Iniciante

Certificado: Sim

Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores

É notável o crescimento das Startups e a importância para a inovação que trazem para o Brasil, sendo um curso indispensável para quem possui um pensamento empreendedor.

Neste curso, você aprenderá os principais métodos como Customer Development e Lean Startup. Além disso, terá acesso a 5 módulos completos com conhecimentos deste o planejamento até as ações para começar um negócio.

Carga horária: Compromisso de 3 a 4 horas semanais.

Ministrado por: André Leme Fleury, Professor da Universidade de São Paulo; Arthur Vilas Boas, Professor no Núcleo de Empreendedorismo da USP.

Nível: Iniciante

Certificado: Sim

O que você precisa saber sobre os cursos online grátis da USP

Todos os cursos são ministrados em língua portuguesa e são desenvolvidos em conteúdo visual, através de vídeos explicativos. Logo após uma breve inscrição no site do Coursera, você terá o acesso completo aos módulos do curso.

O período para se dedicar aos estudos é totalmente flexível, sendo possível se adequar ao seu tempo livre como achar melhor. Após sua inscrição, os cursos estarão abertos sempre que você precisar.

Os cursos determinam um prazo máximo para a conclusão, e caso você queira solicitar o certificado, você precisará concluir o curso em até 180 dias. Se você não quiser solicitar o certificado, não terá custo algum e não terá prazo para conclusão.

Porém, para obter o certificado, você precisará pagar uma taxa simbólica e após a finalização do curso, o certificado é automaticamente gerado e enviado à você. Você poderá adicioná-lo diretamente em seu perfil do LinkedIn.

Além disso, o Coursera também oferece auxílio financeiro para pessoas de baixa renda. Caso você queira solicitar o benefício, no ato da inscrição, haverá uma seção solicitando documentação e outras informações.

Você conectado com o mundo

Ao criar o seu perfil no Coursera, você poderá compartilhar seus cursos ativos, dúvidas frequentes e conseguir se conectar com outros usuários. Uma iniciativa para incentivar o engajamento dos usuários, o compartilhamento de ideias e recomendações.

No rodapé da página de cada curso, você é apresentado às classificações e avaliações de usuários que já concluíram o curso ou estão em andamento. Uma forma de você saber realmente qual é a qualidade do conteúdo oferecido pela plataforma.

Não perca esta oportunidade e cadastre-se agora mesmo no Coursera para aproveitar estes cursos gratuitos oferecidos pela maior Universidade do Brasil. Caso tenha alguma dúvida, é só deixar abaixo nos comentários que em breve lhe retornaremos.

Bom estudo!

comentários (1)

  • jose luis rodrigues alves

    muito boas as iniciativas da entidades estatais, para o desenvolvimento dos conhecimentos da população, pena que a divulgação seja limitada, e, que apesar da disponibilidade das várias entidades, não se houve comentários de aproveitamento pela população em nosso meio de convívio; muito obrigado por suas iniciativas, só assim podemos sonhar com um povo desenvolvido em um futuro próximo.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo