Você está aqui:Home » Livros Grátis » Artes » USP oferece 3 e-books gratuitos sobre história da moda no Brasil

USP oferece 3 e-books gratuitos sobre história da moda no Brasil

Olá, leitor(a)! 

Você já passou pela situação de observar o figurino de um filme ou de uma novela de época e se perguntar se as pessoas realmente se vestiam dessa forma no passado? Então, você veio ao lugar certo para satisfazer a curiosidade. A USP (Universidade de São Paulo) oferece 3 e-books gratuitos sobre a história da moda no Brasil. No artigo de hoje, traremos mais detalhes sobre cada volume. Acompanhe! 

Coleção Para vestir a cena contemporânea

Para vestir a cena contemporânea é um projeto composto, por enquanto, por 3 livros disponíveis no Portal de Livros Abertos da USP. Tem como objetivo entender o impacto do contexto político, social e cultural na moda brasileira ao longo da história. Repletos de ilustrações e fotografias, os e-books também fornecem instruções detalhadas para quem deseja recriar as indumentárias. 

Os livros foram concebidos por pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), ambas da USP, contando com a participação de estudiosos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

O material é voltado principalmente para estudantes e profissionais de artes cênicas e de moda, como figurinistas, costureiras, alfaiates e estilistas. Contudo, todos(as) os(as) interessados(as) podem acessá-lo. Atualmente, os livros abordam apenas os séculos XVIII e XIX, mas os(as) autores(as) pretendem expandir o projeto e lançar obras sobre os séculos XVI e XVII. 

USP oferece 3 e-books gratuitos sobre história da moda no Brasil

Fonte: Reprodução

E-book Para vestir a cena contemporânea: moldes e moda no Brasil no século XVIII

Apesar de estudar um período histórico anterior, o e-book Para vestir a cena contemporânea: moldes e moda no Brasil no século XVIII foi o último a ser produzido. Entretanto, é de extrema relevância, já que o século XVIII é uma época menos analisada na história da moda. 

Traz uma parte mais teórica com um panorama social, político e cultural do Brasil no período, comentando a formação histórica das indumentárias. Também discute os tecidos e as cores usadas na época, incluindo diversas imagens. 

Além disso, propõe uma classificação para os trajes do período e dedica atenção a algumas peças específicas, como aos diversos vestidos usados pelas mulheres. Finalmente, mostra um caderno de modelagem com diretrizes para a confecção de trajes eclesiásticos, militares e civis. 

E-book Para vestir a cena contemporânea: moldes e moda no Brasil no século XIX

Lançado em 2015, o e-book Para vestir a cena contemporânea: moldes e moda no Brasil no século XIX foi o primeiro do projeto e reflete sobre as formas de produção, os tecidos, as cores e as particularidades culturais da moda do Brasil no século XIX. 

Está dividido em duas grandes partes. Uma é sobre o contexto social, político e cultural do período, especificando como funcionava o comércio de tecidos, cores, pigmentos, acessórios e ilustrações na época.  

A outra parte traz explicações e moldes de trajes militares, eclesiásticos, sociais e dos escravos, abordando também peças interiores e adereços. Por fim, há uma seção especial com instruções para confecção do traje oficial da Princesa Isabel, com ilustrações das roupas e com imagens de suas reproduções em filmes e espetáculos de teatro. 

E-book Para meninos, meninas e suas bonecas: moldes e moda para crianças no Brasil do século XIX

e-book Para meninos, meninas e suas bonecas: moldes e moda para crianças no Brasil do século XIX não somente estuda a moda infantil dos anos 1800, mas traz um panorama da vida das crianças no período, abordando seus hábitos alimentares, seus passatempos e suas relações com os adultos. 

A obra dá mais destaque para os trajes usados por crianças de classes sociais elevadas. Entretanto, cita como os pequenos mais pobres se vestiam. O livro também aborda os tipos de tecido e as cores disponíveis na época, que já haviam sido explorados no volume anterior. 

Outro ponto bastante discutido é o papel que as bonecas representavam na configuração social do período. Usadas para ensinar as habilidades domésticas às meninas, as bonecas geralmente recebiam trajes e até mesmo enxovais confeccionados por suas donas. 

Ao final, o livro apresenta instruções para a criação de três trajes femininos, três masculinos, um de batizado e dois de bonecas. A ideia é que os(as) leitores(as) tenham a experiência de criar roupas infantis do século XIX e possam adaptá-las para seu cotidiano. 

Portal de Livros Abertos da USP

Os e-books estão hospedados no Portal de Livros Abertos da USP, plataforma que está no ar desde 2016 e tem a missão de divulgar obras acadêmicas e científicas produzidas pelos órgãos da Universidade. Contém mais de 200 livros gratuitos sobre diversas áreas do conhecimento, como ciências biológicas, ciências humanas, ciências sociais, ciências exatas, engenharia, linguística, literatura e arte. 

Gostou dos e-books gratuitos sobre história da moda no Brasil oferecidos pela USP? Já sabe qual vai ler primeiro para aprender mais sobre os figurinos de época? Deixe aqui nos comentários! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Boa leitura e até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo