Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » USP libera aulas de graduação e pós-graduação de graça

USP libera aulas de graduação e pós-graduação de graça

Olá, leitor!

Já pensou em ter acesso ao conteúdo dos cursos de uma das universidades mais disputadas do mundo de graça? E o melhor: tudo em português?

A USP (Universidade de São Paulo), universidade latino-americana melhor colocada no World University Ranking, criou um portal aberto para todos os usuários (alunos ou não!) com uma série de vídeos produzidos pela instituição, que abordam as aulas de seus renomados cursos de graduação e pós-graduação. São mais de 1000 horas de conteúdo educacional inédito! Confira a seguir, como participar e aproveitar!

Como participar

usp-libera-aulas-de-graduacao-e-pos-graduacao-de-graca

Para acessar o e-Aulas, como é chamado o serviço, é fácil. No portal, alunos e funcionários da universidade precisam apenas informar seu número USP e senha para entrar no sistema. Para os não alunos, basta fazer um rápido cadastro para começar a utilizar a ferramenta.

Dividido em quatro partes (ensino médio, graduação, pós-graduação, cultura e extensão), o portal é bem didático na hora de buscar os conteúdos de interesse – e também na hora de organizar as aulas: é possível criar playlists, anotar durante as explicações e uma série de facilidades, que fazem com que o usuário realmente se sinta dentro da universidade assistindo à lição.

Idealizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da USP, o serviço foi desenvolvido em 2015 com o intuito de ampliar a disseminação pública do conhecimento. Dessa forma, a Universidade vem estimulando nos últimos dois anos, que seus professores mantenham o portal vivo, sempre compartilhando conteúdos atualizados no sistema.

O que estão esperando para começar e integrar esse time? Acesse por aqui e boas aulas!

Como aprender online

A principal dúvida levantada quando falamos em Cursos Online é: como consigo me dedicar e aprender a distância?

De fato, seguir com um curso pela internet requer dedicação. É o aluno quem irá programar sua rotina e determinar o quanto irá dedicar para suas tarefas e cada assunto apresentado. Trocar a sala de aula pelo conforto de casa pode sim gerar acomodação; mas ao mesmo tempo, pode ser perfeito para aqueles que estão dispostos a focar seu tempo para aprender um novo conteúdo.

Algumas dicas podem ajudar no período de adaptação à nova modalidade:

Monte um calendário

Nas faculdades você já recebe um cronograma montado, mas, estudando a distância, é possível montar sua própria grade horária, de acordo com a sua rotina. Pode estudar apenas durante a noite? Programe como será o seu dia a dia a partir disso.

Não assuma mais do que consegue cumprir

Ao montar o cronograma, é normal querer colocar mais atividades do que o normal, já que está realizando as tarefas dentro de casa. Isso é um grande erro. É preciso organizar os horários de maneira saudável, pois tendemos a nos sobrecarregar quando não temos um superior nos orientando.

Não deixe de estudar e treinar

Seguimos uma rotina apenas quando criamos um hábito. Portanto, não basta apenas assistir as videoaulas, é preciso estudar o tema após vê-las e, ainda, realizar exercícios para gravar o conteúdo em mente. Aos poucos, o corpo se acostumará com o novo formato de ensino.

Crie um ambiente adequado

Assistir às aulas a distância de maneira desconfortável pode prejudicar o aprendizado. Estudar no sofá ou deitado pode não ser uma boa escolha; é necessário criar um local de estudos com espaço para fazer anotações e os exercícios e não prejudicar a coluna e os movimentos.

Aprenda a ser um aluno independente

Os alunos que estudam a distância, tornam-se também seus próprios professores. Por isso, é preciso aprender a desenvolver responsabilidade com os estudos e a proposta de se aprender online. O cumprimento de prazos, a realização de exercícios e a dedicação ao tema estarão nas mãos do próprio estudante.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo