Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » USP e Estadão criam biblioteca digital sobre Corrupção

USP e Estadão criam biblioteca digital sobre Corrupção

Olá pessoal!

Infelizmente nos últimos tempos, a palavra corrupção tem feito parte do dia-a-dia dos brasileiros e nada melhor do que se informar por meio de artigos especializados, antes de opinar ou até se indispor com algum amigo partidário, por conta desse assunto.

A Corrupteca é uma biblioteca digital sobre corrupção, desenvolvida e mantida pelo NUPPs (Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas) da USP.

A biblioteca tem por objetivo excitar a pesquisa, expandir a transparência e promover informações sobre os acontecimentos da corrupção, colocando à disposição informações que auxiliem na formulação de políticas, para o combate da corrupção por parte de pesquisadores e gestores públicos. Aumentando assim a qualidade da informação vinculada pela imprensa e para a ação dos cidadãos em geral, facilmente encontrada na *Coleção Casos.

É um acervo aberto ao público, em sua primeira fase em 2012 com mais de 100 mil volumes digitais de textos completos, inclusive de produções cientificas específicas, extraídas de quase 50 mil periódicos disponibilizados por 1.643 universidades e centros de pesquisas de 63 países. Países estes que fazem parte do consórcio OAI (Open Archives Initiative), isto é, um disseminador de conteúdos eficiente.

Conta também com o acervo de notícias ou hemeroteca do jornal O Estado de São Paulo, que reúne notícias relativas à corrupção desde 1875.

Em 2014 a plataforma da Corrupteca foi inovada, segundo um dos objetivos iniciais do projeto, a seria a melhoria continua dos informativos e do diálogo com o público e com as diversas instituições que utilizam e apoiam a Corrupteca.

Acesse o site da Corrupteca e observe como avançaram no Plano Institucional, dividindo os acervos científicos dos acervos de notícias, facilitando a busca e a localização da informação. Ainda criaram 4 novas coleções: A Coleção Didática, A Coleção Nacional, A Coleção Corrupção nas Manchetes e em destaque citada acima a quarta, *Coleção Casos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo