Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » USP abre inscrições para o curso gratuito Meninas com Ciência

USP abre inscrições para o curso gratuito Meninas com Ciência

Olá, leitor!

O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) abre inscrições, que vão até o dia 10/10 de 2018, para o curso gratuito Meninas com Ciência. O evento acontecerá presencialmente, no próprio IO-USP, e a carga horária é de 40 horas, composta por palestras e aulas práticas ministradas por professoras e pesquisadoras.

Os encontros ocorrerão em cinco sábados, com duração de 8 horas cada (das 9 às 17 horas), incluindo almoço e lanche da tarde para os participantes. Há 50 vagas disponíveis para assistir às aulas e existem alguns pré-requisitos para se inscrever.

Para fazer o curso, é preciso ser menina, estar matriculada entre o 5º e o 9° ano do Ensino Fundamental II, em escolas públicas ou particulares do Estado de São Paulo, e poder comparecer em todas as palestras.

Além das vagas destinadas às alunas, também é possível participar como monitora. As monitoras serão responsáveis por auxiliar as professoras e as estudantes durante as aulas. Para concorrer a essa função, é necessário ser menina e cursar graduação em universidades públicas ou privadas de São Paulo, além de estar disponível em todos os dias do evento.

No ato da inscrição, tanto para monitoras quanto para alunas, será solicitado o envio de um texto explicando quais são seus interesses no projeto. A seleção será feita por sorteio, sendo que a primeira chamada ocorrerá no dia 12/10 e a segunda, no dia 15/10. Ao final das atividades, todas as participantes receberão certificado.

O curso iniciará no dia 27/10 e contará com a seguinte programação:

Programação do curso:

27/10-Educação, Oceanografia;

10/11-Astronomia, Neurociências, Neuroeducação;

17/11-Engenharia Elétrica, Farmacologia;

24/11-Paleontologia, Física, Astrobiologia;

01/12-Microbiologia, Zoologia;

Esta edição é a segunda do Meninas com Ciência em São Paulo e será organizada pela Profa. Dra. do IO-USP Camila Signori, que atua no setor da Oceanografia Microbiana. Também estarão presentes a Profa. Dra. Letícia Lotufo, do ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da USP), que pesquisa substâncias anticâncer, e a Profa. Dra. Luciana Biagini Lopes, igualmente do ICB-USP, que trabalha na área dos nanofármacos.

O evento tem por objetivo apresentar diversos temas da ciência para as meninas e inseri-las no campo da produção científica. Por isso, não perca essa oportunidade! Inscreva-se e concorra a uma vaga!

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo