Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Universidades no exterior que oferecem bolsas de estudo com custo zero

Universidades no exterior que oferecem bolsas de estudo com custo zero

Olá,

Muitas pessoas sonham em estudar fora. Não à toa, cerca de 200 mil brasileiros saem do país por ano em busca de uma experiência internacional positiva. Os que ficam no Brasil acabam desistindo da opção especialmente por um motivo: estudar no exterior pode ser caro e muitas vezes fica inviável para o planejamento financeiro do estudante.

O que muita gente não sabe é que diversas universidades estrangeiras oferecem bolsas de estudo para estudantes internacionais – algumas delas, inclusive, exclusivas para brasileiros. Os programas são para graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, e costumam ser ministrados em inglês, mesmo em países em que a língua não é o idioma oficial.

Bolsas de estudo por universidades

  1. Universidade de Oxford, Inglaterra

Por meio do programa Reach Oxford Scholarships, a renomada Universidade de Oxford oferece bolsas de estudo para estudantes de países em desenvolvimento, como o Brasil. Além de cobrir todos os custos de anuidade, a bolsa oferece um valor mensal para o estudante se manter no país e passagens áreas anuais para o país de origem.

Inscrições: a Universidade de Oxford divulgará informações sobre as inscrições em janeiro de 2018.

  1. Universidade de British Columbia, Canadá

A Universidade de British Columbia, com campus em Vancouver e Kelowna, oferece bolsas de graduação de acordo com a necessidade financeira do estudante. O programa International Leader of Tomorrow Award pode cobrir até 100% dos custos de anuidade e também oferece valores mensais para despesas do estudante no país.

Inscrições: as inscrições para a turma de 2018 serão abertas até o final do ano, para se candidatar é preciso comprovar excelência acadêmica, habilidade de liderança, conquistas extracurriculares e necessidade financeira.

  1. Monash University, Austrália

A Universidade de Monash oferece bolsas de estudo por mérito para estudantes internacionais de destaque. O programa Monash University International Merit Scholarships fornece bolsas que cobrem 100% dos valores de anuidade até que o curso seja concluído – despesas com acomodação e alimentação ficam por conta do estudante.

Inscrições: as inscrições acontecem durante vários meses do ano, mas, para se candidatar, é obrigatório que o estudante já tenha sido aceito no curso que deseja na Monash University.

  1. American University, Washington D.C

Por meio do programa Emerging Global Leader Scholarship, a American University oferece bolsas de estudo integrais para estudantes estrangeiros. A oportunidade fornece um valor de aproximadamente 61 mil dólares, que cobre todos os custos de anuidade, alojamento e alimentação por todos os anos da graduação.

Inscrições: as inscrições para as turmas de 2018 serão abertas em novembro, é exigido que o estudante seja dedicado à mudança social.

  1. Humber College, Toronto

Estudar na Humber College, uma das melhores instituições de ensino do Canadá, agora será possível por meio do programa Humber Entrance Scholarship. As bolsas oferecidas pela iniciativa cobrem o valor integral da anuidade da graduação

Inscrições: os estudantes podem se candidatar para o programa em maio, para iniciar em setembro ou em setembro, para iniciar em janeiro.

  1. Universidade de Westmister, Reino Unido

A Universidade de Westmister, no Reino Unido, oferece bolsas integrais para estudantes de países em desenvolvimento que queiram realizar sua graduação na instituição. Há uma bolsa que cobre todos os valores de anuidade, acomodação, custos de vida e transporte aéreo até Londres, e outra que cobre apenas os custos de anuidade.

Inscrições: as inscrições abrem em setembro, mas, para se candidatar à bolsa, é necessário que o estudante tenha sido aceito para um curso na instituição.

  1. Utrecht University, Holanda

Estudantes brasileiros que demonstrem alto potencial escolar podem cursar graduação e mestrado na Utrecht University de graça. O programa Utrecht University Excellence Scholarships oferece isenção de taxas de anuidade, além de ajuda de custo para acomodação, alimentação e transporte de cerca de 11 mil euros anuais.

Inscrições: antes de se candidatar para a bolsa, o estudante precisa se inscrever para algum curso da instituição. Ao se inscrever, pode realizar a candidatura logo em seguida, seguindo o passo a passo descrito pela Universidade.

  1. Universidade de Bolonha, Itália

A Universidade de Bolonha oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais que desejem cursar graduação (primeiro ciclo) ou mestrado (segundo ciclo) na instituição. A oportunidade cobre 11 mil euros, o equivalente aos custos de anuidade do curso, por um ano. O valor, no entanto, pode ser prorrogado pelos anos seguintes, se solicitado à universidade.

Inscrições: as inscrições para as bolsas de 2018 ficarão abertas entre dia 24 de janeiro e 31 de março, para início em setembro.

  1. Sciences Po, França

Por meio do programa Emily-Boutmy, a renomada Science Po, localizada em Paris, oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais no curso de graduação ou mestrado. O valor das bolsas, que duram até três anos, varia entre 3 e 16 mil euros, que podem ser utilizados com custos da instituição, alimentação, moradia e transporte.

Inscrições: as inscrições ficarão abertas entre janeiro e maio de 2018.

              10. Lund University, Suécia

Estudantes que queiram cursar graduação ou mestrado na Suécia podem aproveitar o programa Lund University Global Scholarship, que oferece bolsas parciais e integrais para que o estudante quite os valores da anuidade do curso escolhido.

Inscrições: para participar, o estudante precisa se inscrever antes em um dos cursos da instituição; as inscrições serão abertas em outubro e se encerram em janeiro de 2018.

            11. Università Commerciale Luigi Bocconi, Itália

Uma das melhores universidades do mundo, a Università Commerciale Luigi Bocconi, localizada em Milão, oferece bolsas de estudos para seus programas de mestrado e graduação. A bolsa, que pode ser integral ou parcial, é fornecida para estudantes internacionais que comprovem mérito e necessidade financeira.

Inscrições: as inscrições começam em dezembro e vão até abril, também para início em setembro.

             12. University College London, Inglaterra

Bolsa dedicada para estudantes que não conseguiriam arcar com os custos do curso de graduação da University College London. O programa Denys Holland Scholarship fornece uma bolsa no valor de 9 mil libras anuais, que pode ser utilizada pelo o estudante para cobrir a anuidade e, ainda, com alimentação, moradia e transporte.

Inscrições: as inscrições para o programa Denys Holland Scholarship acontecem no mês de julho de cada ano.

             13. University of Cantebury, Nova Zelândia

Voltada para estudantes de graduação com alto potencial, o programa University of Canterbury International First Year Scholarships fornece bolsas nos valores de 10, 15 ou 20 mil dólares que devem ser utilizados pelos estudantes para cobrir todos os custos com a instituição, além de gastos pessoais para se manter no país. O valor varia de acordo com o curso escolhido.

Inscrições: as inscrições costumam acontecer em agosto, ou oito semanas antes das inscrições para os cursos acabarem.

Conheça 1.000 faculdades que oferecem bolsas de estudo

Como se preparar

bolsa-estudo-exterior-gratis

Viu como é possível estudar no exterior de graça? Se você se interessou por algum dos programas descritos acima, já pode começar a se preparar – quanto mais tempo de antecedência, melhor.

O primeiro passo antes de conseguir a bolsa de estudo internacional é decidir quais cursos e formatos (graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado) te interessam. Nem todas as universidades estrangeiras terão a opção desejada, o que facilita na busca pela instituição de ensino ideal.

É importante ressaltar, no entanto, que outras universidades também oferecem programas de bolsas, por isso, se o curso que você escolheu não é ministrado em nenhuma das universidades acima, fique tranquilo: com certeza uma instituição no exterior terá essa opção!

Após verificar quais universidades possuem o curso, é hora de iniciar os processos de aplicação. Cada instituição possui um edital e regras diferentes, por isso, é importante ler todos os documentos e normas antes de iniciar o processo.

Normalmente, a universidade requer uma série de documentos ao estudante que irá se inscrever, por isso, leia primeiro o edital, organize tudo o que foi solicitado e, então, dê continuidade à aplicação. Fique atento para não perder os prazos enquanto se organiza e planeje-se para não deixar nenhum item de lado.

Além de documentos como testes de proficiência e comprovantes escolares e de renda, as instituições de ensino sempre solicitam dois itens: o personal statement, ou texto sobre si mesmo, e a carta de referência, texto sobre você, só que escrito por alguém que está te indicando a ganhar a bolsa de estudo.

No personal statement, é fundamental que você saiba se vender: é a chance de destacar todas as suas conquistas e mostrar o porquê é merecedor da oportunidade. Já para a carta de referência, escolha alguém com que possui um bom relacionamento no seu âmbito profissional e acadêmico, que também possa falar sobre seu perfil e triunfos.

Antes de enviar todo material solicitado, revise com calma tudo o que foi pedido e também fique atento aos erros gramaticais. Lembre-se de que todas as aulas serão ministradas em inglês e você precisa ter o idioma nível avançado ou fluente para acompanhar o conteúdo.

Feito o envio, resta aguardar a divulgação dos nomes selecionados. Mantenha a rotina normal para não ficar ansioso e tenha em mente que, se não der na primeira vez, você poderá tentar tranquilamente nas outras aplicações.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo