Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Meio Ambiente e Agropecuária » Universidade oferece curso grátis sobre Mudança Climática Global

Universidade oferece curso grátis sobre Mudança Climática Global

Oi leitores!

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) oferece o curso grátis online “Mudança Climática Global“, apresentando os fenômenos que alteram a temperatura da Terra.

As aulas estão disponíveis no site da Univesp TV. Ministrado pelo professor do Instituto de Física da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, o curso é dividido em cinco aulas e prova que a temperatura da Terra está subindo, além de indicar a origem das emissões dos gases de efeito estufa e refletir sobre as providências tomadas para evitar que a situação se agrave.

Ao total são 5 aulas oferecidas de forma gratuita. Confira!

1 – Estimativa simples para a temperatura do planeta Terra

Nessa 1ª aula do curso sobre Mudança Climática Global, o professor Carlos Henrique de Brito Cruz ensina que o principal efeito da mudança climática global é o aquecimento global, isto é, a temperatura do nosso planeta está se elevando pouco a pouco. Para que nós possamos entender como isso está acontecendo, o professor irá nos mostrar quais são os principais fatores que determinam a temperatura do planeta Terra.

2 – Efeito Estufa e a temperatura do planeta Terra

Nesta aula, o professor Brito explica como funciona o efeito estufa. Na atmosfera existem certas moléculas que absorvem a radiação infra-vermelha emitida pela Terra, como é o caso do vapor de água e do gás carbônico, além do metano e do óxido nítrico.

O efeito estufa é bom para nós humanos e para a vida no planeta, pois é ele que garante uma temperatura adequada para nossa existência. O problema que temos agora não é o efeito estufa em si, mas sim o aumento dele, e o principal responsável por isso é o gás carbônico. Isto porque muitas das atividades humanas geram e liberam gás carbônico, o que está causando a alteração da composição da atmosfera e o aumento da porcentagem de energia emitida pela Terra que fica retida na atmosfera (o fator G).

3 – Gases de Efeito Estufa: a medição da concentração de CO2 na atmosfera

Nessa 3ª aula, o professor Brito mostra como a medição da concentração de gás carbônico na atmosfera pode ajudar a calcular a temperatura do planeta Terra. O principal cientista que se dedicou a essas medições foi o americano Charles Keeling, começando no final dos anos 50. De lá pra cá, cientistas no mundo todo mediram a variação de gás carbônico, e não resta mais nenhuma dúvida de que sua concentração está aumentando na atmosfera do planeta.

Assim, por meio dessa medida, é possível provar de maneira irrefutável o que até algum tempo atrás ainda era questionando por alguns, que o planeta Terra está sofrendo de fato um aquecimento.

4 – Origem das emissões dos gases de Efeito Estufa

Nessa aula, o professor Brito mostra como os cientistas conseguiram medir a concentração de gás carbônico na atmosfera de hoje até 800 mil anos atrás, através da análise de bolhas de ar que ficaram presas no gelo de regiões polares. Assim, foi possível descobrir que nunca na história do planeta Terra houve tanto CO2 na atmosfera como existe hoje. Nenhum evento natural causou tanto aumento de dióxido de carbono na atmosfera quanto a ação antropogênica. Todo esse gás carbônico passou a ser liberado na atmosfera a partir da Revolução Industrial, devido à geração de energia através de combustão para o funcionamento de máquinas, e mais tarde do automóvel.

Atualmente, os maiores responsáveis pelas emissões de GEE no mundo são a China em primeiro lugar, os EUA em segundo e a União Européia em terceiro. O desafio da humanidade hoje é pesquisar e desenvolver novas formas de gerar energia que não dependam do petróleo e não liberem CO2 na atmosfera.

5 – Impacto das emissões de GEE (gases de Efeito Estufa)

Nessa 5ª e última aula do curso sobre Mudança Climática Global, o professor Brito apresenta os impactos causados pelas emissões de gases de efeito estufa, que resultam em um inquestionável aquecimento global. Tais impactos, ilustrados por imagens e gráficos durante a aula, vão desde o degelo das calotas polares e o consequente aumento do nível dos oceanos, até a mudanças climáticas capazes de prejudicar a agricultura ou favorecer o aumento de mosquitos e a transmissão de doenças.

O professor apresenta as providências que podem ser tomadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, e que dependem de um grande avanço no acordo entre os países e também de pesquisas científicas e tecnológicas para descobrir maneiras de produzir energia que não causem emissão de gás carbônico para a atmosfera.

Aproveite!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo