Você está aqui:Home » Livros Grátis » HQs » Universidade Federal oferece e-book gratuito sobre como criar uma história em quadrinhos

Universidade Federal oferece e-book gratuito sobre como criar uma história em quadrinhos

Olá, leitor(a)!

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir de um estudo crítico, lançou A Linguagem das Histórias em Quadrinhos, um e-book gratuito sobre as linguagens, elementos e aplicações dos vários gêneros que compõem as histórias em quadrinhos. O conteúdo é voltado para artistas e pessoas que se interessam pela produção de HQs, charges e tirinhas.

Apesar do enorme sucesso das histórias de super-heróis, elas não são as únicas que podem ser retratadas por meio dos quadrinhos. Há produções sobre histórias de ficção e até baseadas em fatos históricos, o que revela muitas possibilidades a serem exploradas nesse formato e que vão ser abordadas no e-book.

História dos quadrinhos

O início das histórias em quadrinhos está ligado ao surgimento e expansão da imprensa, durante o século XIX. Com a popularização dos jornais impressos, os(as) artistas enxergavam esse meio como uma oportunidade para publicar suas charges, tirinhas e HQs humorísticos e de cunho político para a população em geral.

A 1ª história em quadrinhos a ser publicada no formato que conhecemos hoje – com a utilização de balões de fala  foi a HQ The Yellow Kid (Garoto Amarelo), produzida pelo artista Richard Outcault, em 1896, e circulada em jornais de Nova York. A partir do começo do século XX, essas histórias se tornaram obrigatórias nas edições dos jornais.

Na década de 1930, os quadrinhos alcançaram o  auge com o surgimento das histórias de super-heróis. O Super-Homem foi o 1º super-herói a ser retratado nos quadrinhos, em 1939, e conquistou o público por representar os valores norte-americanos. Nesse mesmo período, as HQs se desvincularam dos jornais e passaram a ser produzidas, de forma independente, no formato de revistas.

Devido à revolução digital proporcionada pela internet, os quadrinhos passaram por um processo de digitalização e, agora, também estão disponíveis no ambiente virtual. Além disso, algumas HQs de heróis serviram de inspiração para a produção de diversos filmes que bateram recordes de bilheteria, como Os Vingadores (2012) da Marvel.

Tratando-se do Brasil, os quadrinhos mais famosos são os HQs da Turma da Mônica, de Maurício de Souza, que tiveram início em 1970 e continuam com enorme popularidade até hoje. Os gibis já foram licenciados em 40 países, traduzidos para 14 idiomas e adaptados para versões audiovisuais.

Universidade Federal oferece e-book gratuito sobre como criar histórias em quadrinhos

Fonte: Reprodução

A Linguagem das Histórias em Quadrinhos

Como dito anteriormente, são várias as histórias que podem ser contadas por meio do gênero em quadrinhos, desde super-heróis até críticas políticas. Pensando nisso, o material produzido pela UFPB tem o objetivo de mostrar os recursos disponíveis para construir histórias a partir das várias possibilidades que a linguagem dos quadrinhos permite.

O conteúdo foi elaborado com base em um estudo crítico acerca da linguagem, dos elementos, dos contextos sociais de produção e de autores(as) importantes para o formato. Ele também vai abordar como produzir vários gêneros utilizando o formato dos quadrinhos. O e-book é totalmente gratuito e para baixá-lo é só clicar aqui.

Universidade Federal da Paraíba

Criada oficialmente em 1960, após a incorporação de várias faculdades independentes em João Pessoa e Campina Grande, a Universidade Federal da Paraíba oferece mais de 30 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. Pensando em expandir suas produções, a Universidade criou a Editora UFPB.

A Editora UFPB, criada em 1962, é o meio responsável por disseminar o conteúdo acadêmico produzido pela Universidadede todas as áreas, tanto no formato impresso como digital. Alinhada com o propósito da UFPB, seu principal objetivo é democratizar o conhecimento. Para saber mais sobre a atuação da Editora e as produções da UFPB, clique neste link.

Que tal chamar os(as) amigos(as) para construir uma história em quadrinho juntos(as)? Então, compartilhe este texto com eles(as) nas redes sociais!

No Canal do Ensino, leia também:

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo