Você está aqui:Home » Livros Grátis » Artes » Universidade Federal oferece e-book gratuito com mais de 100 críticas de cinema

Universidade Federal oferece e-book gratuito com mais de 100 críticas de cinema

Olá, leitor(a)!

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio de sua Editora, lançou o e-book 100 anos em 100 filmes, uma coletânea de críticas cinematográficas do escritor e cineasta Valêncio Xavier (1933 – 2008). O material é gratuito e conta com a análise de 8 pesquisadores(as) da carreira de Valêncio, que acrescentam novos pontos de vista sobre os textos do cineasta.

A obra tem o objetivo de dar mais visibilidade para as produções do escritor sobre o cinema, ampliando as discussões acerca da evolução da indústria ao longo dos anos. Além disso, traz diversos aspectos e opiniões sobre as produções escritas por Valêncio durante sua carreira, comparando-as com o contexto histórico do período.

Universidade Federal oferece e-book gratuito com críticas de cinema

Fonte: Reprodução

100 anos em 100 filmes

O e-book é baseado na série 100 anos em 100 filmespublicada no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, em 1995, em homenagem aos 100 anos do cinema. Os textos foram adaptados e organizados por Maria Salete Borba, uma das pesquisadoras das obras do autor.

Valêncio Xavier nasceu em 1933, na cidade de São Paulo, mas construiu toda sua carreira em Curitiba, para onde se mudou aos 20 anos. Além da carreira de escritor, atuando como colaborador dos jornais Folha de São Paulo e Gazeta do Povo, também trabalhou na produção de filmes e programas de televisão como consultor de imagem, roteirista e diretor.

Na série, o autor faz um percurso histórico comentando filmes que marcaram a história do cinema, seja por causa da produção, da relevância, do enredo ou do sucesso que a obra teve. Entre as críticas presentes no material, destacam-se:

  • Cidadão Kane (1941):  dirigido por Orson Welles, o filme é um marco revolucionário na produção e direção de filmes em Hollywood. Ele apresenta novos enquadramentos, sequências de filmagem, luz e foco inovadores, entre outros aspectos que modificaram “o modo de fazer cinema”;
  • Cantando na chuva (1952): o filme se tornou um dos grandes clássicos do cinema Hollywoodiano devido à envolvente história de amor entre os personagens. Além disso, o longa dirigido por Gene Kelly e Stanley Donen representa a passagem do cinema mudo para o cinema sonoro;
  • Pulp fiction (1994): esse foi o primeiro grande sucesso do polêmico diretor e roteirista Quentin Tarantino. Com uma estrutura narrativa totalmente diferente do convencional para a época, o filme é considerado um ponto de virada do cinema comercial de Hollywood;
  • O Máskara (1994): para Valêncio, a obra de Charles Russel – que possui Jim Carrey e Cameron Diaz no elenco – é precursora da utilização, bem-sucedida, de computação gráfica em filmes. Após o grande sucesso do longa, abriu-se um novo caminho para o cinema americano.

Para acessar gratuitamente o e-book e ler as mais de 100 críticas escritas por Valêncio Xavier, clique aqui.

UFSC e sua Editora

Fundada em 1960, a Universidade Federal de Santa Catarina possui 107 cursos de graduação presenciais espalhados pelos 5 campus da instituição. De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021, a UFSC ocupa a 4ª posição no ranking de melhores universidades federais do Brasil.

Com o objetivo de aumentar sua credibilidade no meio acadêmico e ampliar o acesso da população às produções científicas, culturais e artísticas, a Universidade criou, em 1980, a Editora UFSC (edUFSC). Além da publicação on-line dos materiais produzidos pela UFSC, a Editora também participa da coedição, reedição e reimpressão de alguns títulos.

A edUFSC possui um acervo de e-books gratuitos com mais de 70 títulos disponíveis para a comunidade, basta clicar neste link para acessá-lo. Para conhecer mais sobre as ações da Editora, clique aqui.

Que tal conhecer mais sobre cinema? Compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais!

No Canal do Ensino, leia também:

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo