Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Universidade Federal oferece curso on-line gratuito sobre saúde mental nas escolas

Universidade Federal oferece curso on-line gratuito sobre saúde mental nas escolas

Olá, leitor(a)! 

A infância e a adolescência são períodos cruciais no que diz respeito à formação intelectual e emocional de uma pessoa. Durante esses ciclos de aprendizagem, o cérebro humano passa por diversas transformações, fazendo com que ele fique bastante vulnerável e, consequentemente, propenso a transtornos mentais e/ou psicológicos. 

Pensando nisso, e com o intuito de minimizar os estigmas relacionados a essa temática, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul disponibiliza, por meio da plataforma Lúmina, o curso on-line gratuito Saúde Mental na Escola. A formação possui carga horária de 20 horas, com emissão de certificado, e sem prazo limite para inscrição ou conclusão. 

Saúde mental nas escolas 

Segundo pesquisa realizada em 2022 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, cerca de 70% dos(as) alunos(as) avaliados(as) relataram ter depressão e ansiedade. Entre as dificuldades apresentadas nesse sentido, a falta de concentração foi citada por 1 a cada 3 estudantes. Eles(as) também se queixaram de insônia e baixa autoconfiança. 

Ainda que esse cenário não seja novidade nas escolas, a pandemia de Covid-19 agravou bastante a situação, devido à precariedade de estímulos sociais no período de isolamento social. Uma investigação do Datafolha, por exemplo, afirma que 34% dos(as) discentes questionados(as) não conseguem controlar suas emoções desde que retornaram às aulas presenciais. Outros(as) 24% dizem se sentir sobrecarregados(as). 

O que chama atenção também é que do total de entrevistados(as), apenas 40% dos(as) alunos(as) recebem apoio psicológico. Portanto, torna-se urgente a necessidade de um maior debate acerca do tema, estimulando a conscientização sobre transtornos mentais e emocionais. Além disso, professores(as) e familiares devem estar atentos(as), pois são peça-chave quanto ao cuidado dado a estudantes — não só oferecendo apoio, mas também trabalhando os aspectos socioemocionais deles(as). 

Conteúdo programático do curso Saúde Mental na Escola 

A formação aborda temas como prevenção e promoção do bem-estar mental e emocional em ambientes escolares. Embora tenha como público-alvo estudantes, professores(as) e familiares, qualquer pessoa interessada pode realizá-la. O material está dividido em 11 módulos, vejamos:

Universidade Federal oferece curso on-line gratuito sobre saúde mental nas escolas

Fonte: Reprodução

  • Saúde mental; 
  • Saúde mental na família; 
  • Principais fatores de risco para a saúde mental de crianças e adolescentes; 
  • Fatores de risco para a saúde mental dos professores; 
  • Emoções; 
  • Regulação emocional; 
  • Competências socioemocionais; 
  • Autoconhecimento e empatia; 
  • Bullying e cyberbullying; 
  • Encaminhamentos em saúde mental; 
  • Impactos da pandemia de Covid-19 na comunidade escolar: repercussões e estratégias de enfrentamento. 

Todas as unidades possuem material de apoio e exercícios avaliativos, garantindo uma maior fixação e compreensão do conteúdo. Além disso, há um módulo final com mapas mentais sobre os assuntos estudados, caso o(a) cursista queira realizar uma revisão geral.  

O curso é autoinstrucional, ou seja, não apresenta acompanhamento de professores(as) ou tutores(as). Contudo, o projeto foi elaborado em conjunto por um extenso grupo de profissionais da área, coordenados por Angela Helena Marin: mestre e doutora em psicologia pela UFRGS e professora adjunta vinculada ao programa de pós-graduação da mesma instituição. 

Para acessar o curso, clique aqui. 

Inscrição e certificado

Para se inscrever, é necessário possuir uma conta na plataforma Lúmina. Caso não tenha cadastro, clique aqui e preencha os campos com as informações solicitadas. Se você já tiver uma conta, clique aqui e faça o login. Depois, acesse a página do curso e busque a seção “Antes de iniciar…”. Após selecioná-la, siga os passos indicados e comece os estudos. O certificado é emitido somente se o(a) cursista alcançar nota igual ou superior a 6 em todas as atividades avaliativas. 

UFRGS e plataforma Lúmina 

Fundada em 1934, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma das instituições públicas de ensino superior mais tradicionais do país. Com sede em Porto Alegre, ela oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação. Mais, disponibiliza cursos de extensão gratuitos por meio da Lúmina. 

Trata-se de uma plataforma de MOOC’s (cujo significado em português é “cursos on-line abertos e massivos”), criada em 2016 pela Secretaria de Educação a Distância da UFRGS, com o objetivo de difundir os conhecimentos desenvolvidos na Universidade. Para mais informações, clique aqui. 

Você conhece algum(a) professor, tutor(a) ou cuidador(a) de crianças e adolescentes? Então compartilhe nosso texto com ele(a) e contribua para o bem-estar emocional dos(as) nossos(as) jovens! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bons estudos e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo