Universidade Federal oferece curso on-line gratuito sobre análise de sentimentos em computação
Olá, leitor(a)!
Qual é a primeira coisa que vem à cabeça quando você pensa em análise de sentimentos em computação? Robôs conscientes, repletos de dilemas humanos, dignos de franquias audiovisuais como Blade Runner e Westworld?
Se sim, saiba que, apesar de ainda estarmos distantes desse cenário, a ideia de análise de sentimentos de fato tem a ver com inteligência artificial e se refere a processos tecnológicos usados para que programas de computador possam identificar as emoções expressas em um texto.
Com isso em mente, e dada a notoriedade que esse tema ganhou nos últimos tempos, nossa sugestão de hoje é um curso on-line gratuito, com certificado, sobre análise de sentimentos em computação oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Veja só:

Fonte: Reprodução
Conteúdo programático
A formação traz um panorama introdutório e pode ser feita por todas as pessoas interessadas no assunto. Composta por videoaulas, por um fórum docente e por avaliações globais e parciais, a capacitação está dividida em cinco módulos, que totalizam 20 horas de duração. Os tópicos contemplados são:
- Módulo 1: define conceitos importantes sobre a análise de sentimentos em computação.
- Módulo 2: discute técnicas de processamento de linguagem natural, fundamentais para que um computador consiga interpretar um texto.
- Módulo 3: apresenta as três etapas do processo de análise de sentimentos, que são identificação, classificação e agregação.
- Módulo 4: detalha técnicas para a classificação de sentimentos de acordo com as abordagens lexical, estatística, semântica e de aprendizado de máquina.
- Módulo 5: aponta as principais dificuldades, traz aplicações, ferramentas e exemplos sobre análise de sentimentos em computação.
Esse conteúdo é ministrado pelo professor Cássio Castaldi Araújo Blaz, especialista em gestão estratégica de tecnologia da informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestre em mineração de opinião e análise de sentimentos em computação pela UFRGS.
Inscrição e certificação
Para realizar a formação, basta acessar a página do curso, na plataforma Lúmina, e procurar a descrição “Faça Login para se Inscrever”, na lateral superior esquerda da tela. Feito isso, se você já tiver conta no site, é só preencher usuário e senha normalmente. Caso contrário, clique em “Cadastre-se” e informe os dados solicitados no formulário, que incluem nome completo, idade, cor e raça, gênero, escolaridade, e-mail e local de residência.
Em seguida, aceite os termos de uso, selecione “Criar minha conta” e fique atento(a) às instruções oferecidas pela plataforma. Os cursos abertos da UFRGS geralmente disponibilizam certificado de conclusão com garantia de autenticidade. Para obtê-lo, é necessário cumprir a carga horária da formação e atingir nota igual ou superior a seis nas atividades.
UFRGS e plataforma Lúmina
Com quase 90 anos de história, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi fundada em 1934, com o nome de Universidade de Porto Alegre, e foi incorporada ao sistema federal de ensino em 1950. Desde então, expandiu seu portfólio de cursos, que hoje conta com centenas de opções de graduações e pós-graduações, e aprofundou seu diálogo com a sociedade, mantendo laboratórios, bibliotecas, museus e centros culturais.
Investindo em sua estratégia de consolidação nos âmbitos nacional e internacional, em 2022, a UFRGS foi listada entre as 700 universidades ao redor do mundo que mais se preocupam com os desafios ambientais e sociais da atualidade, figurando no ranking de sustentabilidade produzido pela Quacquarelli Symonds, consultoria especializada em ensino superior globalmente reverenciada.
Observando seus ideais de solidariedade e liberdade, a UFRGS mantém a Lúmina, plataforma de ensino virtual que, desde 2016, oferece cursos on-line gratuitos concebidos por profissionais e estudantes da Universidade. A ideia é levar formações de qualidade, sobre diversos assuntos e de todas as áreas do conhecimento, para o maior número possível de pessoas. Para consultar o catálogo completo e se inscrever nas capacitações de interesse, clique aqui.
E então, já começou seus estudos sobre análise de sentimentos em computação? Compartilhe o artigo com os(as) amigos(as) apaixonados(as) pelo tema para que eles(as) também possam aprender!
No Canal do Ensino, você vai gostar de:
- CC50: Curso mais popular de Harvard on-line gratuito em português
- E-book gratuito aborda avanços e tendências da Inteligência Artificial
Bom curso!