Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Administração e Negócios » Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito sobre gestão documental

Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito sobre gestão documental

Olá, leitor(a)!

O universo empresarial possui diversos setores que, juntos, contribuem para o funcionamento da empresa. Para que a instituição funcione da melhor forma possível e alcance seus objetivos, todas as partes devem trabalhar como uma engrenagem, executando as funções determinadas.

Nesse sentido, um dos setores menos conhecidos, mas de grande importância, é o de documentos e arquivos. Pensando em melhorar a qualidade da mão de obra desse setor, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da plataforma Eskada, lançou um curso on-line gratuito (com certificado) sobre gestão documental.

Curso da Eskada

Realizar a gestão de documentos não é uma tarefa tão simples como a maioria das pessoas pensa. Separar por categorias, manusear os materiais e arquivar os documentos em um local adequado são tarefas que exigem muita concentração e conhecimento para que nada seja danificado ou perdido durante os procedimentos.

Além disso, com os avanços tecnológicos e o processo de digitalização, a tendência a longo prazo é que a área migre para o ambiente digital. Apesar disso, ainda não é um assunto muito explorado no ensino dessa área.

Curso on-line gratuito sobre gestão documental

Fonte: Reprodução

O curso é voltado para profissionais do setor público e privado, professores(as) e estudantes, mas qualquer pessoa interessada pode se matricular. O conteúdo está no formato de videoaulas gravadas e mostra, na prática, o uso da gestão documental, rotinas administrativas, preservação, armazenamento e principais conceitos da área.

A formação possui carga horária de 60 horas e está dividida em 5 módulos:

  • Introdução e principais conceitos;
  • Características do documento;
  • Estágios do documento;
  • Higienização e acondicionamento de documentos;
  • Logística e sistemas de informações de documentos.

Clique aqui para saber mais sobre o curso.

Inscrição e certificado

Para se inscrever no curso, é necessário criar uma conta na plataforma por meio deste link. Em seguida, o(a) usuário(a) deve clicar em “inscreva-se”, concordar com os termos de uso e depois escolher uma das 3 opções seguintes:

  • Facebook: clique no botão azul escrito “Facebook” para prosseguir o cadastro com uma conta do Facebook;
  • Google: clique no botão vermelho escrito “Google” para prosseguir o cadastro com uma conta Google;
  • Eskada: preencha os campos com as informações solicitadas e clique em “Criar conta” para prosseguir o cadastro na própria plataforma.

Se você já possui uma conta, clique aqui e informe seus dados. Para conseguir o certificado de conclusão, o(a) aluno(a) deve realizar as atividades avaliativas exigidas ao longo do curso.

UEMA e Eskada

Fundada em 1981, a Universidade Estadual do Maranhão oferece cursos presenciais em diversos níveis educacionais, de técnicos integrados ao ensino médio até pós-graduações. A UEMA também possui forte atuação na democratização do acesso ao ensino de qualidade no Brasil, expandindo seus esforços para o ambiente virtual.

Por isso, a Universidade criou o Núcleo de Tecnologias para a Educação (UEMANET), setor responsável por ministrar cursos de licenciatura na área da educação por meio de plataformas digitais, como a Eskada. Essa plataforma, inclusive, possui uma série de cursos gratuitos sobre vários temas da educação. Clique aqui para ver as opções disponíveis no catálogo.

Esse trabalho levou a Universidade a estar entre as 177 melhores instituições de ensino superior da América Latina no ranking da revista Times Higher Education (THE), do Reino Unido, em 2021. A instituição do Maranhão ocupou a 159ª posição no ranking internacional e, tomando por base as instituições de ensino brasileiras, seria a 62ª posição em ranking nacional. Clique aqui para saber mais sobre a UEMA.

Vamos difundir essa profissão tão importante na rotina de uma empresa? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais!

No Canal do Ensino, leia também:

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo