Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito sobre gamificação na educação de surdos

Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito sobre gamificação na educação de surdos

Olá, leitor(a)! 

Lecionar para crianças, jovens e adultos(as) surdos(as) sempre foi um desafio para educadores(as), principalmente aqueles(as) que não estão familiarizados com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Contudo, novas metodologias têm surgido para ajudá-los(as) nisso, como no caso da gamificação: jogos que abordam temáticas escolares de modo mais atrativo. 

Esse recurso pode ser bastante efetivo para o aprendizado de pessoas com deficiência auditiva, mantendo-as engajadas e assegurando a compreensão do conteúdo. Por isso, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da plataforma Eskada, oferece um curso on-line gratuito sobre gamificação na educação de surdos(as). 

Curso Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos 

A formação tem como público-alvo qualquer professor(a) interessado(a) em metodologias inclusivas, que possam ser trabalhadas em todas as disciplinas escolares. O objetivo do curso é demonstrar como a gamificação pode ser uma estratégia eficaz durante o processo de ensino e aprendizagem de pessoas surdas, tornando as aulas mais dinâmicas e divertidas.

Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito sobre gamificação na educação de surdos

Fonte: Reprodução

Idealizada por Ilka Serra, pós-doutora em tecnologias digitais e professora adjunta da UEMA, e Lílian Sena, mestranda em educação inclusiva na mesma instituição, a formação é composta por aulas, materiais de apoio e vídeos. Além disso, o conteúdo, oferecido em português, é traduzido para Libras. O material possui carga horária de 30 horas e está dividido nos seguintes módulos: 

  • MÓDULO 1 – EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA DE SURDOS: Aspectos Legais da Educação de Surdos; Cultura Surda; Pedagogia Visual. 
  • MÓDULO 2 – GAMIFICAÇÃO, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM: Conceituando Gamificação; Interação em Ambientes de Aprendizagem; Aprendizagem Lúdica. 
  • MÓDULO 3 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INVENTIVAS E GAMIFICADAS: Competências e Habilidades do Ensino Médio; Competências Gerais da Educação Básica; Aprendizagem Inventiva; Inventando Possibilidades. 

Para acessar o curso, clique aqui. 

Inscrição e certificado 

Para se inscrever, é necessário ter uma conta na plataforma Eskada. Se você já possui, realize o login normalmente clicando aqui. Caso não possua cadastro, acesse aqui e preencha as informações solicitadas. Depois, entre no link do curso e clique em “Inscreva-me”.  

Realizados esses passos, já é possível iniciar os estudos. A emissão do certificado só é possível após cumprir todas as atividades e acessar os materiais didáticos disponibilizados durante as aulas. 

Universidade Estadual do Maranhão e Eskada 

Fundada em 1981, a UEMA surgiu a partir da Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), criada alguns anos antes. A instituição possui sede em São Luís e, além de promover cursos de graduação e pós-graduação em várias áreas do saber (administração, ciências sociais, medicina, entre outras), é um polo de pesquisa e extensão. 

Com o objetivo de auxiliar pessoas a desenvolverem habilidades e competências requisitadas no mercado de trabalho, a UEMA concebeu a Eskada. Trata-se de uma plataforma que, atualmente, oferece 50 cursos on-line gratuitos em mais de 90 países. Buscando incentivar os(as) estudantes, o portal possui um sistema de pontuação, que torna possível subir de nível conforme a quantidade de aulas e atividades realizadas. Para mais informações, clique aqui. 

Assim como quaisquer outras pessoas, as que possuem alguma deficiência também devem receber o melhor aprendizado possível, certo? Então compartilhe nosso artigo com os(as) amigos(as) educadores(as) e colabore com a quebra de preconceitos! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bons estudos e até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo