Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito sobre alfabetização e letramento digital

Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito sobre alfabetização e letramento digital

Olá, leitor(a)! 

Se você trabalha com educação e deseja atualizar seus conhecimentos, veio ao lugar certo! É que a UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), instituição de ensino com distinções internacionais, e a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) oferecem uma formação on-line gratuita com certificado sobre alfabetização e tecnologias digitais. Confira! 

Curso sobre alfabetização, letramento e tecnologias digitais

O curso “Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais” apresenta carga horária de 60 horas e é voltado principalmente para professores(as), mas todas as pessoas interessadas podem participar, já que não é exigido nenhum conhecimento prévio. 

A formação foi concebida para que o(a) estudante a aproveite no seu ritmo, quando e onde quiser. O conteúdo debate os conceitos de alfabetização e letramento segundo a pedagogia histórico-crítica, identifica as características dos métodos de alfabetização e discute o letramento digital de profissionais da área. Está organizado em três módulos, e cada um deles contempla tópicos específicos, veja: 

Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito sobre alfabetização e letramento digital

Fonte: Reprodução

Módulo 1 – Alfabetização 

  • Refletindo sobre aspectos dos métodos de alfabetização. 

Módulo 2 – Pedagogia histórico-crítica na alfabetização 

  • Pedagogia histórico-crítica: princípios teóricos e metodológicos; 
  • A função social do professor para a pedagogia histórico-crítica; 
  • Alfabetização. 

Módulo 3 – Letramento digital 

  • Letramento digital dos professores alfabetizadores. 

Inscrição e certificação

Se você deseja realizar o curso, basta acessar este link e procurar o botão “Faça login para se inscrever neste curso”, na parte direita da tela ou abaixo da descrição dos módulos. Em seguida, se você já possuir cadastro na plataforma, é só preencher login e senha e selecionar “Acessar”.  

Caso você não tenha conta, há duas opções. A primeira é ingressar no ambiente do curso usando perfis já existentes no Google ou no Facebook. A segunda é selecionar a descrição “Inscreva-se”, na lateral esquerda, aceitar os termos de uso e informar os dados solicitados. Depois de fazer o cadastro, é só seguir as instruções enviadas pela plataforma por e-mail. 

Os cursos on-line gratuitos da UEMA oferecem certificado de conclusão para os(as) estudantes que consumirem todos os conteúdos e cumprirem as avaliações. O documento, que ficará disponível no ambiente de aprendizagem, poderá ter sua autenticidade verificada na plataforma Eskada. 

Universidade Estadual do Maranhão e plataforma Eskada

Fundada em 1972 como FESM (Federação das Escolas Superiores do Maranhão), a UEMA atualmente possui 20 campi espalhados pelo estado e inclui em seu portfólio graduações, pós-graduações e cursos livres, on-line e presenciais. Ao longo dos anos, a Universidade apostou significativamente em sua estratégia de internacionalização e na produção de conhecimento em diálogo com a sociedade.  

Sendo assim, em 2022, foi citada pela Times Higher Education, publicação especializada em ensino superior extremamente exigente e globalmente respeitadano ranking de melhores universidades da América Latina e no ranking mundial de universidades de impacto sustentável. 

Ainda, observando o propósito de promover ações educacionais tecnológicas e inovadoras, a UEMA mantém a plataforma Eskada, a qual oferece cursos on-line gratuitos sobre diversas áreas do saber, como ecologia, educação, artes, idiomas e gestão. Com quase 60 formações disponíveis no momento, a Eskada já ajudou mais de 800 mil estudantes a aprimorarem suas habilidades. 

E então? Já realizou sua inscrição? Compartilhe o artigo com os(as) amigos(as) educadores(as) para que eles(as) também possam se desenvolver. 

No Canal do Ensino, você vai gostar de: 

Bom curso! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo