Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito de Libras com certificado

Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito de Libras com certificado

Olá, leitor(a)!

Você sabia que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como língua oficial do Brasil? Ela passou a ser a segunda língua oficial do território brasileiro a partir de 2002. Pensando em aumentar a inclusão e o número de pessoas que a dominam, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) oferece um curso on-line gratuito sobre Libras.

O material é voltado para estudantes universitários, professores e profissionais do setor público e privado, mas qualquer pessoa interessada em saber mais sobre o tema pode realizar o curso. Ele possui carga horária de 60 horas e a Universidade disponibiliza certificado de conclusão.

Importância da Libras

A Língua Brasileira de Sinais tem sua origem baseada nos métodos que construíram a língua de sinais francesa, no século XVIII. É importante destacar que a língua de sinais varia de acordo com o país, uma vez que os processos de comunicação e a cultura são diferentes. A Libras é uma língua gestual-visual, ou seja, que estabelece comunicação por meio de gestos, expressões faciais e corporais.

Ela é de extrema importância para a educação e inclusão social de pessoas com perda total da audição (surdas). A fim de fornecer uma educação inclusiva e acessível nos ambientes educacionais, as instituições de ensino e o Estado têm a obrigação de disponibilizar a aprendizagem de Libras para o setor pedagógico, de acordo com a Lei 10.436 de 2022.

Para além dessas questões, aprender Libras pode ser um diferencial no mercado de trabalho e ajudar no aprendizado de outras atividades. A aquisição da língua brasileira de sinais desenvolve o raciocínio rápido e novas formas de compreensão dos conteúdos, o que facilita a apreensão de conhecimento sobre qualquer atividade.

Universidade Estadual oferece curso gratuito de Libras com certificado

Fonte: Reprodução

Curso de Libras

Com o objetivo de aumentar o número de pessoas fluentes em Libras e, consequentemente, a inclusão educacional e social de pessoas surdas, a UEMA lançou, por meio da Eskada (plataforma on-line de cursos da Universidade), este curso básico de Libras. Nele, o(a) aluno(a) terá contato com o vocabulário utilizado na interação com pessoas surdas.

O material possui carga horária de 60 horas e está dividido em 3 unidades:

  • Aspectos da Comunicação Linguística da Língua de Sinais;
  • Aspecto Linguístico na Estrutura Gramatical do Processo de Aquisição da Língua Brasileira de Sinais;
  • Contextualizar a Comunicação em Libras.

Inscrição e certificado

Para realizar o curso, é necessário fazer um cadastro na plataforma Eskada por meio deste link. Se você já possui um cadastro na plataforma, basta informar o login e a senha. Caso você não possua cadastro, há 3 opções:

  • Fazer o cadastro com sua conta do Facebook, clicando no botão “Facebook”;
  • Fazer o cadastro com sua conta do Google, clicando no botão “Gmail”;
  • Fazer o cadastro na própria plataforma, clicando em “Inscreva-se” e preenchendo os campos com os dados solicitados.

Depois disso, clique em “Criar minha conta” e selecione o curso. O certificado será emitido pela UEMA para os(as) alunos(as) que terminarem todas as aulas e forem aprovados(as) nas avaliações requisitadas.

UEMA e a UEMAnet

Oficialmente criada em 1981, a Universidade Estadual do Maranhão possui 300 cursos de graduação presenciais espalhados pelos seus 3 campus. Em 2021, a UEMA apareceu pela primeira vez no ranking das melhores universidades da América Latina, realizado pela revista The Times Higher Education (THE), na 159ª posição.

Com o intuito de continuar oferecendo um ensino de qualidade para mais pessoas, UEMA criou, em 1998, o Núcleo de Tecnologias para a Educação (UEMAnet). A UEMAnet atua na expansão do conhecimento por meio do ensino à distância a partir da utilização das tecnologias disponíveis, como a plataforma de cursos Eskada.

Para saber mais sobre a atuação da UEMA, clique aquiSe você gostou do propósito da UEMAnet, acesse este link e conheça as várias ações do projeto.

Vamos ajudar a incluir e integrar as pessoas surdas dentro e fora do ambiente de aula? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais para que vocês aprendam juntos(as) a Língua Brasileira de Sinais!

No Canal do Ensino, leia também:

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo