Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito de gestão escolar

Universidade Estadual oferece curso on-line gratuito de gestão escolar

Olá, leitor(a)!

A escola é um dos principais ambientes de socialização e desenvolvimento, tanto pessoal quanto intelectual, de crianças e adolescentes. Por isso, é muito importante que uma escola tenha um bom planejamento pedagógico para oferecer a melhor educação possível para os(as) alunos(as).

Pensando nisso, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da plataforma Eskada, disponibilizou um curso on-line gratuito sobre gestão escolar. A formação é voltada para diretores(as), professores(as) e outros(as) profissionais da educação, tanto do setor público como privado, e possui certificado de conclusão.

Curso da UEMA

A UEMA elaborou um curso pensando na praticidade e na disponibilidade de tempo dos(as) gestores(as) para se dedicarem ao aprimoramento do conhecimento na área. O conteúdo está no formato de videoaulas gravadas e não tem tutoria, ou seja, não há o acompanhamento de um(a) professor(a), possibilitando que o(a) aluno(a) assista às aulas no seu ritmo de estudo.

UEMA oferece curso gratuito sobre gestão escolar

Fonte: Reprodução

Além disso, a plataforma disponibiliza materiais extras, e-books e atividades avaliativas para complementar o conteúdo. O curso possui carga horária de 60 horas e está dividido em 4 módulos:

  • A função social da escola e a gestão escolar: aborda as bases teóricas da administração e gestão escolar brasileira, a democracia e a qualidade social da educação, e discute a gestão escolar no contexto da reforma do Estado brasileiro;
  • O perfil do gestor e as dimensões da gestão escolar: trata aspectos da gestão escolar e habilidades do(a) gestor(a);
  • Mecanismos para uma gestão democrática da escola: mostra conceitos, técnicas e planos para executar uma gestão democrática;
  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a gestão escolar: discorre sobre a BNCC, suas interpretações e as ações que podem ser feitas a partir dela.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre a capacitação.

Inscrição e certificado

Para se inscrever no curso, é necessário criar uma conta na plataforma por meio deste link. Ao clicar em “inscreva-se”, o(a) usuário(a) deve concordar com os termos de uso e em seguida escolher uma das 3 opções para criar uma conta:

  • Facebook: basta clicar no botão azul escrito “Facebook” para prosseguir o cadastro com uma conta do Facebook;
  • Google: basta clicar no botão vermelho escrito “Google” para prosseguir o cadastro com uma conta Google;
  • Eskada: preencha os campos com as informações solicitadas e clique em “Criar conta” para prosseguir o cadastro na própria plataforma.

Se você já possui cadastro, clique aqui e informe os dados da conta. Para conseguir o certificado de conclusão, o(a) aluno(a) deve realizar as atividades avaliativas exigidas ao longo do curso.

UEMA e Eskada

Fundada em 1981, a Universidade Estadual do Maranhão oferece cursos presenciais em diversos níveis educacionais, de técnicos integrados ao ensino médio até pós-graduações. A UEMA também possui forte atuação na democratização do acesso ao ensino de qualidade no Brasil, expandindo seus esforços para o ambiente virtual.

Por isso, a Universidade criou o Núcleo de Tecnologias para a Educação (UEMANET), setor responsável por ministrar cursos de licenciatura na área da educação por meio de plataformas digitais, como a Eskada. Essa plataforma, inclusive, possui uma série de cursos gratuitos sobre vários temas da educação. Clique aqui para ver as opções disponíveis no catálogo.

Esse trabalho levou a Universidade a estar entre as 177 melhores instituições de ensino superior da América Latina no ranking da revista Times Higher Education (THE), do Reino Unido, em 2021. A instituição do Maranhão ocupou a 159ª posição no ranking internacional e, tomando por base as instituições de ensino brasileiras, seria a 62ª posição em ranking nacional. Clique aqui para saber mais sobre a UEMA. 

Vamos melhorar a forma de gerenciar uma escola e contribuir para o aprendizado dos(as) jovens? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) que atuam na área da educação!

No Canal do Ensino, leia também:

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo